Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo lança obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava

Cidade da Praia, 18 Out (Inforpress) –   O Governo vai lançar oficialmente, em Novembro, as obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares na Ilha da Brava, anunciou hoje o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

No dia em que se celebra o Dia da Cultura e das Comunidades, sob o lema “Eu-génio: do legado à ficção”, o governante visitou a exposição e vendas de livros de conto e poesia de Eugénio Tavares, na Biblioteca Nacional de Cabo Verde, e participou numa conversa sobre o patrono, no Palácio da Cultura.

“Este ano celebramos com a grande novidade de que em Novembro iremos lançar oficialmente as obras de reabilitação das duas casas de Eugénio Tavares, tanto a casa que é a casa Museu e a casa de retiro que é num sitio pouco acessível na ilha da Brava. Conseguimos enquadrar as duas casas dentro dos eixos do PRAA”, informou.

Abraão Vicente avançou ainda que no próximo ano o Governo vai entregar várias obras estruturantes executadas no âmbito do plano de reabilitação de edifícios histórico, nomeadamente a Igreja Nossa Senhora do Rosário, a Igreja Nossa Senhora da Luz e a reconstrução da Igreja de Santiago Norte.

Adiantou ainda que está previsto a reabilitação da Biblioteca Nacional de Cabo Verde, do Auditório Nacional Jorge Barbosa e do Centro Cultural do Mindelo.

Recordou que o país tem neste momento um parque de obras avaliadas em cerca de oito milhões de euros “só em reabilitação patrimonial”.

O Dia Nacional da Cultura, que há três anos adoptou o lema “Cultura no coração das ilhas”, propõe para este ano um enredo à volta de Eugénio Tavares.

Cento e cinquenta anos sob a data do seu nascimento, segundo o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, “há muito ainda para descobrir e redescobrir” sobre Eugénio Tavares.

Neste sentido, ainda para assinalar a data, 15 municípios do país vão realizar uma “Serenata Cabo Verde” para evocar, hoje, o patrono do dia da Cultura, Eugénio Tavares.

AM/AA
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos