Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo japonês doa a Cabo Verde 1.445 toneladas de arroz

Cidade da Praia, 28 Abr (Inforpress) – Cabo Verde vai receber do governo japonês na sexta-feira 1.445 toneladas de arroz, um donativo que irá dar resposta aos desafios da Segurança Alimentar e Nutricional no país, informou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades.

Em comunicado, o ministério elucidou que este apoio enquadra-se no âmbito das relações de amizade e de cooperação entre os dois países e constitui donativo do governo nipónico referente ao ano fiscal de 2019.

Esta ajuda alimentar, cuja descarga teve lugar de 03 a 08 de Abril no porto da Praia, avança a mesma fonte, inclui duas variedades de arroz sendo uma de origem japonesa e outra tailandesa.

 “A ajuda alimentar japonesa vem ajudando as autoridades cabo-verdianas na resposta aos desafios ligados a Segurança Alimentar e Nutricional, contribuindo para o aumento da disponibilidade de cereais e estabilidade de preços no mercado”, salienta a nota, que recorda que em Outubro de 2020, Cabo Verde recebeu a primeira remessa de donativo de 2.629 toneladas de trigo.

Segundo o comunicado, com o valor dos cereais em todo o território nacional cria-se um fundo de contrapartida para financiar projectos de desenvolvimento socio-económico nas áreas da agricultura, segurança alimentar e disponibilidade de água, com impacto na melhoria das condições de vida dos cabo-verdianos

 O ministério informa, por outro lado, que o acto solene da entrega oficial desta ajuda terá lugar nas suas instalações, na Achada Santo António, Cidade da Praia, na sexta-feira, 30, por videoconferência e será presidido pelo director Nacional de Assuntos Políticos, Económicos e Culturais, Júlio Morais.

A cerimónia contará ainda com a presença do embaixador do Japão residente em Dakar, Arai Tatsuo, e do embaixador de Cabo Verde no Senegal, Inácio Felino Carvalho.

CM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos