Cidade da Praia, 15 No (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro e ministro da Economia Digital garantiu hoje que o Governo está a trabalhar para garantir a qualidade da internet e a diminuição do custo da conectividade em 2024.
“Já temos o cabo da fibra ótica Ellalink, a Telecom vai ligar as ilhas com um cabo submarino, mas temos de baixar o custo em algumas áreas e a um preço mais competitivo, nomeadamente nos sectores base da tecnológica para que os alunos possam utilizar Internet para educação e formação”, declarou Olavo Correia.
Com estes investimentos, realçou, o país estará perante oportunidade de aceleração do crescimento e amplificação de oportunidades de se conectar consigo próprio e a sua diáspora, e com o mundo a partir das tecnologias de informação e comunicação.
O governante, que considera o digital como um instrumento para promoção da igualdade de oportunidade entre os concidadãos, comunga também da ideia da responsabilização, indicando que a partir que um documento for digitalizado há que se ter registo para fazer o rastreio, seguimento e avaliação.
Ainda segundo o ministro da Economia Digital, a digitalização dos serviços permite ao país combater a burocracia e colocar o digital ao serviço do cidadão.
Lembrou, na sua declaração à imprensa, que a meta é “ambiciosa” e que a pretensão do Governo é transformar Cabo Verde numa “nação digital” em que o cidadão não precisa sair de casa para fazer pagamentos ou solicitar documentos.
PC/AA
Inforpress/Fim