Governo galardoa Manuel Faustino com Primeiro Grau da Medalha de Mérito Profissional

Mindelo, 26 Jul (Inforpress) – O Governo vai galardoar o chefe da Casa Civil, Manuel Faustino, com o Primeiro Grau da Medalha de Mérito Profissional pela “notoriedade e distinção” enquanto coordenador da iniciativa presidencial “Menos álcool, mais vida”.

De acordo com o despacho emitido pelo Governo a que a Inforpress teve acesso, esta distinção será atribuída no âmbito da comemoração do V Aniversário da Campanha “Menos álcool, mais vida” e Dia Nacional de Luta contra o Uso Abusivo do Álcool”.

No mesmo documento, o Governo destacou que através da iniciativa presidencial de prevenção do uso abusivo de bebidas alcoólicas, “Menos álcool mais vida”, Manuel Faustino foi “paladino do desenvolvimento de diversas acções meritórias no território nacional e a nível comunitário”, lembrando também da sua influência na melhoria da legislação sobre o consumo do álcool no País, tal como a lei do álcool n.º 51/IX/2019.

O Governo referiu ainda a sua influência sobre “diversas entidades” para a adopção de medidas preventivas de combate ao uso abusivo do álcool, na institucionalização de 1 de Julho como o Dia Nacional da prevenção do uso abusivo do álcool, na consensualização das entidades religiosas do País sobre esta problemática e na internacionalização da campanha, que foi premiada pelas Nações Unidas no âmbito das doenças não transmissíveis, em 2018.

Em Dezembro do ano passado, Manuel Faustino garantiu à imprensa que a iniciativa vai continuar num modelo diferente, mesmo depois do fim do mandato de Jorge Carlos Fonseca, como Presidente da República.

“Estamos convencidos que até o presidente terminar o seu mandato nós continuaremos a ter problemas e como estamos convencidos que há todo uma energia acumulada, há todo um saber acumulado, há toda uma prática nossa e das organizações não-governamentais da sociedade civil, nós pensamos que as actividades terão obrigatoriamente de continuar”, assegurou.

A campanha iniciada pela Presidência da República, em 2018, tem como objectivo prevenir e reduzir o uso abusivo de bebidas alcoólicas, através de acções que proporcionem mudanças de comportamento com adopção de estilos de vida saudáveis em articulação estreita com a redução do acesso às mesmas.

CD/CP

 Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos