Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo financia preparação das federações para Jogos Africanos de Praia (c/áudio)

Cidade da Praia, 22 Mar (Inforpress) –  Cerca de sete milhões de escudos é montante do contrato-programa assinado hoje entre DGD e o COC para apoiar as selecções cabo-verdianas integradas nos Jogos Africanos de Praia, que se realizam em Junho, na ilha do Sal.

No acto de formalização do protocolo, o director-geral dos Desportos explicou que este contrato visa a sustentabilização da preparação das diferentes modalidades dos Jogos Africanos de Praia, alegando que por serem os primeiros com estas especificidades, Cabo Verde tem “alguma responsabilidade e ilusão” em concretizar “grandes sonhos”.

Anildo Santos manifestou a sua vontade para que o evento deixe “um grande legado no país”, realçando que por ser um evento de “grande escala”, coloca em prova a organização e todos os atletas, a todos os níveis, razão pela qual considera ter o país o dever de criar “as devidas condições” para que os atletas crioulos possam estar representados com “grande dignidade” e fazer, quiçá, “um brilharete”.

A Direcção-geral dos Desportos (DGD), segundo o seu responsável, espera que esta aposta, através do contrato-programa, traga uma “forte confiança” aos atletas, opinião corroborada pela presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, que enalteceu a parceria existente com o Governo.

Fortes, que é também presidente da Comissão Organizadora dos Jogos Africanos de Praia (COJAP), disse que foi estabelecido este montante, com vista a possibilitar todas as federações envolvidas nos jogos terem a sua quota de financiamento para a respectiva preparação.

Deste montante vão ainda ser contempladas as modalidades de remo, kite-surf e freestyle (futebol), já que o COC entrará com o financiamento na preparação da comitiva que estará presente nos jogos.

Com este contrato-programa, a partir de hoje “todas as federações terão acesso ao financiamento através do COC”, elaborado em função do plano de actividades de cada uma das federações.

Os Jogos Africanos de Praia realizam-se de 14 a 23 de Junho, na praia de Santa Maria, ilha do Sal, e integra competições a nível das nações africanas em 11 modalidades, designadamente atletismo, basquetebol 3 X 3, andebol de praia, futebol de praia, ténis de praia, voleibol de praia, remo de mar, futebol freestyle, karaté kata, kitesurf e natação em mar aberto.

Este evento internacional conta com a chancela do Comité Olímpico Africano e Internacional e a participação de mil atletas, em representação dos 54 países que compõem o continente.

São referenciados como “o maior evento desportivo internacional jamais realizado em Cabo Verde” e um “passo gigante” na afirmação do arquipélago, enquanto plataforma internacional de eventos desportivos de relevo.


SR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos