Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo está a trabalhar para a consolidação de uma agenda sólida e resiliente a nível da gestão da água

Cidade da Praia, 13 Fev (Inforpress) – O Governo está a trabalhar para a consolidação de uma agenda “sólida e resiliente” na gestão da água, de modo a continuar a investir com sustentabilidade em todas as ilhas, revelou hoje o ministro da Agricultura e Ambiente.

Gilberto Silva falava aos jornalistas, no final do encontro que manteve esta tarde, com uma equipa técnica da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no âmbito da preparação do 1º Fórum Internacional “Escassez de água na agricultura” (WASAG), a decorrer de 19 a 22 de Março deste ano, na Cidade da Praia.

“Tendo em conta as mudanças climáticas e a seca, há necessidade de nos tornarmos mais resilientes. O Governo está a fazer de tudo para que tenhamos uma agenda sólida na edificação da resiliência em Cabo Verde com a questão da água no centro, mas também com a questão da utilização das energias renováveis, não só na mobilização, mas também na distribuição da água para que possamos continuar a investir com sustentabilidade neste domínio em todas as ilhas”, realçou.

Segundo o ministro, a gestão sustentável da água constitui “um grande desafio” para o planeta, e Cabo Verde é um país “bem tocado” por esta temática e está a ser influenciado pelas mudanças climáticas.

Por outro lado, considerou que o fórum será “muito importante” para o país, uma vez que vão estar presentes vários organismos internacionais que lidam com esta temática a nível da investigação, e servirá, também, para a partilha de conhecimento de boas práticas e uma oportunidade para o país estabelecer cooperação para que possa consolidar os seus conhecimentos nos próximos anos.

Por seu turno, o consultor sénior da divisão do clima, biodiversidade, terra e água da FAO, Rubiza Boroto, mostrou-se confiante de que Cabo Verde tem trabalhado na mobilização e gestão da água e que este fórum poderá dar um contributo para o país encontrar soluções e se tornar auto-suficiente.

“Cabo Verde será o ponto focal do mundo inteiro durante esses dias, porque estarão cá vários especialistas nesta área, mas será também uma boa oportunidade para identificar acções que podem ser levadas a cabo a nível dos diversos temas agendados, como a seca, emigração e os mecanismos de financiamento para a gestão sustentável dos recursos hídricos”, salientou.

Rubiza Boroto disse estar optimista de que no futuro Cabo Verde será um país auto-suficiente a nível da agricultura, graças a vontade política do país, as capacidades técnicas existentes e a disponibilidade da FAO e de outros parceiros em apoiar o arquipélago.

Promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e outros parceiros, o fórum tem como objectivo identificar soluções concretas, práticas inovadoras e colaborativas para lidar com a escassez de água na agricultura num clima em mudança.

De acordo com a FAO, com foco em Cabo Verde, Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID) e países da África Ocidental, o fórum deverá ilustrar como a escassez de água na agricultura pode ser abordada e transformada numa oportunidade para o desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e nutricional.

A WASAG é uma plataforma internacional para a gestão da escassez de água na agricultura, que congrega 60 membros, desde financiadores, grandes bancos, organizações internacionais que estão associadas à temática da água e alimentação, instituições de investigação como universalidades, sobretudo de países que têm grande “know-how” sobre a temática da escassez da água na agricultura.

O encontro acontece de 19 a 22 de Março, na Cidade da Praia, e coincide com as celebrações do Dia Mundial da Água, que decorre sobre o tema “Não deixando ninguém para trás”.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos