Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo está a actualizar regulamentação na área da tecnologia para apropriar o país com soluções inovadoras – secretário de Estado

Cidade da Praia, 30 Jul (Inforpress) – O secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional afirmou hoje que o Governo está a actualizar todas as questões de regulamentação na área da tecnologia visando apropriar o país e a sociedade cabo-verdiana com soluções inovadoras.

Pedro Lopes falava à imprensa à margem do evento “Tecnologias de Futuro”, que teve lugar esta tarde, na Cidade da Praia, uma iniciativa da ISONE Information System, empresa líder no mercado cabo-verdiano na área das tcnologias de informação, em parceria com a Oracle Corporation, líder de tecnologia do mundo no sector público e em empresas privadas.

“Enquanto Governo saudámos essa troca de experiência entre empresas internacionais e as nossas empresas, como a ISONE, que está a fazer esta parceria e a concretizá-la com este evento onde apresenta soluções inovadoras ao serviço do país”, disse, salientando que a Oracle é uma marca internacional reconhecida e com experiência para oferecer as empresas cabo-verdianas.

Segundo o secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional Cabo Verde está a apostar nas infra-estruturas e com os parques tecnológicos existentes, que em breve estarão ao serviço dos cabo-verdianos.

Pedo Lopes fez saber que o país, que terá até ao final do ano a quarta geração (4G) de telefonia móvel a funcionar ao serviço dos cabo-verdianos e empresas, vai logo de seguida fazer experiência com o 5G, isso, visando antecipar as “tendências” e “simplificar os serviços aos cabo-verdianos”.

Na linha de ideia de inovação, o governante que apelou os cabo-verdianos a usarem o que está sendo feito no país, disse, contudo, que é preciso acompanhar as tendências mundiais.

Neste âmbito, defendeu que os temas a serem discutidos no evento são de “extrema importância e de muita utilidade” para o ISONE, pois, a empresa terá conhecimento para colocar ao serviço dos cabo-verdianos.

Para uma das responsáveis da ISONE, a engenheira Arlinda Peixoto, que considerou importante o debate “Tecnologias de Futuro” é preciso que as empresas cabo-verdianas acompanhem os desafios no domínio da inovação.

“A Oracle vai ajudar as nossas empresas a enfrentar os desafios da tecnologia, visto tratar-se de uma empresa líder de tecnologia no mundo no sector público e em empresas privadas com uma ‘suite’ completa, aberta e integrada de tecnologia, aplicações, servidores e soluções de armazenamento”, disse.

A Oracle, frisou, é uma empresa com soluções de nuvem mais completas que suportam as operações de melhor desempenho das empresas em todo o mundo.

No evento de hoje foram debatidos temas como “Nossa liderança com aplicativos modernos da Oracle”, “Protegendo sua infra-estrutura com o Oracle Everton Russo” e “Oracle Autônomo Everton Russo”.

A ISONE é uma empresa de tecnologia que tem como missão seleccionar as melhores tecnologias do mercado mundial, adaptando-as ao mercado cabo-verdiano, visando apresentar uma gama completa e coerente de produtos, soluções e metodologias que ajudem as empresas a melhorar o seu desempenho nas suas áreas de negócio.

PC/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos