Governo envia mensagem de condolências à família enlutada de João Burgo Tavares

Cidade da Praia, 23 Jan (Inforpress) – O Governo endereçou hoje uma mensagem de condolências à família enlutada de João Burgo Tavares, lamentando a morte de um dos pioneiros da organização desportiva em Cabo Verde, falecido na segunda-feira, 21.

Na mensagem, o Governo, através do ministério do Desporto, expressou o seu pesar pelo desaparecimento físico de João Burgo Tavares, mais conhecido por “Joãozinho”, que deu um “grande contributo” ao desporto nacional.

“À família enlutada e a todos os amigos do falecido, as nossas sentidas condolências e honra à memória de quem muito deu ao desporto nacional, cujo legado será para sempre lembrado”, lê-se na carta.

João Burgo, que faleceu aos 90 anos, foi o primeiro responsável pela direcção da Educação Física e Desporto, órgão que antecedeu a actual Direcção-geral do Desporto, de 1978/1986, na época ligada ao Ministério da Educação e Cultura.

O documenta lembra que altura ele abraçou ainda o desafio de director administrativo da Televisão Experimental de Cabo Verde (TVEC).

Para o Governo, o falecido ficará para sempre na história de Cabo Verde como um dos pioneiros e o precursor da organização desportiva nacional, sendo que contribuiu para a criação das primeiras federações desportivas, comissões instaladoras, que estão na origem das primeiras federações multidisciplinares nos finais dos anos 80.

“O desporto oficial em Cabo Verde surge na era de João Burgo Tavares, que liderou, igualmente, a criação das primeiras acções em termos de legislatura desportiva”, lê-se na mensagem.

Mais conhecido por “Joãozinho”, João Burgo Tavares ficou conhecido também como futebolista e dirigente desportivo tendo actuado em vários equipas na Guiné-Bissau, onde viveu por muitos anos, e em Cabo Verde representou o Clube Desportivo Travadores.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos