Governo diz-se preparado para elaborar plano de contingência face a possível mau ano agrícola

 

Cidade da Praia, 26 Set (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, admitiu hoje, na Cidade da Praia, que o Governo está preparado para elaborar um plano de contingência, caso os resultados da campanha agrícola deste ano sejam “bastante maus”.

O ministro deu essa garantia, em declarações à imprensa, à margem da apresentação pública dos resultados do 5º Recenseamento Geral da Agricultura 2015, que contou, também, com a presença do ministro das Finanças, Olavo Correia.

“Vamos ter que aguardar ainda mais um pouco, no que tange, por exemplo, à recarga de lençóis freáticos, temos alguma esperança, mas o Governo está preparado para elaborar um plano de contingência caso os resultados da campanha agrícola sejam bastante maus”, afirmou.

Segundo o ministro, neste momento o Ministério da Agricultura e Ambiente tem uma equipa técnica no terreno, que a cada dez dias faz o ponto da situação, mas reconheceu que a última informação mostrou “claramente” que os resultados “não são muito bons”.

“Temos fraca precipitação, as culturas já estão demonstrando bastante stress hídrico, sendo que as culturas, em muitos sítios, vão ficar completamente comprometidas, mesmo a nível da produção de pastos”, disse Gilberto Silva.

Entretanto, não avançou o montante que pode ser utilizado para este plano de contingência, visto que, ajuntou, tal vai depender da estratégia que venha a ser adoptada, que pode incluir o salvamento do gado, a importação de alimentos para animais, o apoio aos agricultores ou medidas relacionadas com o aumento do emprego no campo.

DR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos