Governo diz-se convicto de que Cabo Verde vai assumir a presidência do Conselho da CEDEAO

 

Cidade da Praia, 15 Set (Inforpress) –  O ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Felipe Tavares, disse hoje que o Governo “está convicto” de que Cabo Verde tem todas as condições para que o próximo presidente do Conselho da CEDEAO seja um cabo-verdiano.

O governante indicou que o Palácio da Várzea está a fazer de tudo para garantir este lugar e, neste sentido, vários contactos foram feitos a nível internacional e a nível nacional.

“Este é um dossiê deste Governo e é uma candidatura de um cidadão e não é o Estado de Cabo Verde que assume a presidência da CEDEAO, mas é um cidadão cabo-verdiano apresentado pelo Estado de Cabo Verde”, disse, indicando que vai haver uma cimeira para discutir quem será o candidato.

Questionado se é o actual comissário para as Tecnologias de Informação e Comunicação, Isaías Barreto, que vai ser escolhido, o governante disse apenas que o Governo irá anunciar no momento certo.

Antes, na sequência da audiência com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, sobre o acordo SOFA,  que o Governo vai assinar no dia 24, em Washington (EUA), a líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), aproveitou para questionar o Governo sobre as eleições na presidência da (CEDEAO).

As eleições acontecem em Dezembro, e, segundo Janira Hopffer Almada, por ordem alfabética, é a vez de Cabo Verde assumir a presidência do Conselho, cargo que reputa de “muito importante” para o País.

“A presidência da CEDEAO contribuirá e muito para incrementar a integração regional que víamos defendido, e como as eleições devem ser em Dezembro, tomamos a liberdade de colocar ao primeiro-ministro a questão para podermos saber o ponto da situação, o que está a ser feito para garantir que Cabo Verde consiga assumir à presidência da CEDEAO”, lançou.

Para a líder do maior partido da oposição, este cargo irá “reforçar e incrementar” a integração regional do país, dará “maior projecção” a nível internacional, por isso fez votos que o Governo consiga mobilizar todos os apoios e garantir as condições necessárias para que o país tenha resultados positivos.

AM

Inforpress/Fim

 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos