Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo diz que construção e requalificação das escolas no país vão ultrapassar os 200 mil contos em 2019

Cidade da Praia, 27 Jun (Inforpress) – O secretário de Estado para a Educação, disse hoje que o Governo está a investir mais de 200 mil contos na construção e requalificação das escolas em 2019, uma forma garantir ambiente saudável e propicio ao sistema educativo.

Amadeu Cruz fez esta observação à imprensa, à margem da inauguração das obras de construção de casas de banho e reabilitação da cozinha da Escola Básica de Lavadouro, acto que aconteceu na Cidade da Praia.

Conforme explicou, o Governo desde 2016 apostou na iniciativa de requalificação das escolas, tendo em conta o estado degradado que os estabelecimentos de ensino apresentavam na altura.

Informou que o executivo tem estado a fazer escolas e requalificações em vários pontos do país, destacando a escola de Santa Cruz que ronda os 40 mil contos, a conclusão da escola do Paul, cujo valor acima dos 100 mil contos.

O governante apontou que o Estado está a alocar uma fatia importante do orçamento de investimento para a melhoria das condições de infra-estruturas das escolas, dos equipamentos, sublinhando ainda a aposta da formação e reclassificação dos professores, resolução dos pendentes e a introdução da nova matriz curricular.

“Temos estado, de facto, a fazer um trabalho de fundo de qualificação do sistema educativo nacional, quer do ponto de vista curricular, quer do plano de estudos e alargamento da escolaridade obrigatória”, observou.

A requalificação da escola de Lavadouro enquadra-se no programa de apoio ao sector água e saneamento-CVE/82, cujo um dos objectivos é a melhoria das condições de acesso à água e saneamento das escolas.

As intervenções incluíram a construção de casas de banho, construções de lavatórios para lavagens de mãos, instalação da rede de reutilização de águas cinzas e reabilitação da cozinha.

HR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos