Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo diz que Cabo Verde Airlines precisa de “dinheiro fresco” mas não avança montante a ser avalizado (c/áudio)

Espargos, 10 Jan. (Inforpress) – O ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, considerou hoje que a Cabo Verde Airlines precisa de “dinheiro fresco”, “de injecção de liquidez”, para fazer face às despesas, mas não avançou o montante a ser avalizado pelo Governo.

Segundo o ministro, que falava em entrevista à Inforpress, a Cabo Verde Airlines para reiniciar as suas actividades deverá necessitar de injecção de liquidez, ou seja, terá que ir à banca, o que neste momento, conforme sublinhou, parece ser a opção mais ajustada para poder ter “dinheiro fresco” e fazer face às despesas, uma vez que o mercado está ainda “muito tímido”.

“Numa primeira fase, num primeiro ano, não se vislumbra que a TACV tenha equilíbrio financeiro a nível das suas operações financeiras, e nós temos indicações para o conselho de administração fazer os contactos com a banca nacional, à procura de fundos para esse efeito”, apontou o governante, referindo que assim que houver essa informação sobre a negociação com a banca, o Governo terá que analisar a forma de apoio a nível das garantias.

Não estando ainda na posse dos valores previstos, Carlos Santos entende, entretanto, que muito provavelmente a banca irá solicitar o aval, devendo o Governo “socorrer” a empresa neste sentido, à semelhança daquilo que está a acontecer com a Lufthansa, com a TAP, em que os governos tiveram que amparar estas companhias.

“Aliás, é o apelo da própria IATA, que é o organismo internacional, da ICAO, para os governos apoiarem nesta fase crítica as suas companhias, daí que o Governo vai ter que socorrer, mas os valores não estão ainda definidos. Muito brevemente a companhia deverá informar sobre isso”, concluiu, reiterando, porém, que neste momento o Governo tem que apoiar a companhia nacional para poder reiniciar as suas actividades.

SC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos