Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo diz que 2022 será um ano de recuperação económica (c/áudio)

Assomada, 23 Nov (Inforpress) – A secretária de Estado para o Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz, assegurou hoje que 2022 será “efectivamente um ano de recuperação”, cuja previsão do Governo aponta para um crescimento económico de cerca de 6,5 por cento (%).

“Temos vários sinais de recuperação e da retoma da confiança no presente e no futuro da economia cabo-verdiana”, disse a governante, durante a sua intervenção num encontro em Assomada, Santa Catarina,com empresários de vários sectores da economia.

Conforme explicou, esse crescimento económico em 2022 é arrastado sobretudo pelo comércio que deverá crescer cerca de 15,5%, pelos transportes (14,5%), construção (13,8%), indústrias extrativas (15,5%) e, sobretudo, induzido pela dinâmica da construção), pescas (10,1%), administração pública (9,5%), indústrias transformadoras (6,7%), bem como pela electricidade e água (5,0%).

“O Governo de Cabo Verde vai continuar do lado das empresas e dos empreendedores pelo que o Orçamento do Estado de 2022 faz a ponte entre a crise e a retoma. É um orçamento de resposta sanitária, de recuperação económica, de inclusão social, mas também de sustentabilidade orçamental”, reiterou.

Por outro lado, lembrou que Orçamento do Estado de 2022 é um orçamento para sustentabilidade orçamental, devendo o défice público passar de 9,8 em 2021 a 6,1 e o rácio da dívida pública PIB passar de 155,9 % em 2021 a 150,9% em 2022.

O Orçamento do Estado para 2022 (OE 2022), que vai ser discutido na sessão da Assembleia Nacional que arranca esta quarta-feira, é de 73 mil milhões de escudos, representando uma redução de 02 por cento (%) em relação ao actualmente em vigor.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos