Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo disponibiliza kits para criação de espaços de integração digital em sete municípios do país

Cidade da Praia, 03 Fev (Inforpress) – Um grupo de sete municípios vai ser beneficiado com kits de integração digital no âmbito da primeira fase do projecto de inclusão digital, implementado pelo Governo através do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).

O projecto kits de integração digital visa, de acordo com uma nota do executivo, promover a inclusão digital, permitindo aos jovens das localidades fora dos grandes centros urbanos uma ligação permanente à internet, acedendo às oportunidades que existem no país e no mundo, através do mundo digital, nomeadamente no acesso às tecnologias, empreendedorismo, emprego, educação.

A criação deste projecto, de acordo com a mesma fonte, acontece na sequência do estudo sobre o “Perfil da Juventude” que, ao fazer a análise da situação e identificação de diferentes perfis juvenis no país, recomendou o “combate eficaz” das desigualdades sociais e as segregações das oportunidades observadas e a criação de uma estrutura institucional que articule com as estruturas municipais, cujo papel seja o de definir, financiar e fiscalizar as políticas públicas direccionadas para os jovens.

A par dessas recomendações, acrescenta a mesma nota que a pandemia da covid-19 veio expor a necessidade de implementar, de forma célere, acções conjuntas e integradas com os jovens, culminando na realização de um leque vasto de iniciativas e oportunidades on-line a participação da camada juvenil.

E como forma de criar as condições de acesso aos meios tecnológicos, particularmente dos jovens residentes nos municípios mais pobres e localidades mais remotas do país, o Governo, através do IDJ e com o apoio do Joint Office das Nações Unidas, decidiu avançar com o projecto.

Os kits são compostos por um computador, uma impressora, um televisor LCD/plasma e um router de internet e espera-se que venha a beneficiar jovens, dirigentes associativos, agentes associados e as comunidades em geral.

Nesta primeira fase vai beneficiar os Municípios de Ribeira Grande de Santiago e São Salvador do Mundo em Santiago, Paúl e Porto Novo em Santo Antão, Maio, Ribeira Brava e Tarrafal de São Nicolau.

Nesta quarta-feira, procedeu-se à entrega do kit para espaços de Integração Digital, destinados aos espaços e interacção juvenil, no município de Ribeira Grande de Santiago, que vai estar sob a coordenação da Associação Cultural e Educativa de Ribeira Grande.

A cerimónia foi presidida pelo secretário de Estado Adjunto do Ministro de Estado, Carlos Monteiro.

MJB/JMV

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos