Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo decreta emissão de nova nota de 200 escudos

Cidade da Praia, 21 Jul (Inforpress) – O Governo decretou, sob proposta do Banco de Cabo Verde (BCV), a emissão de uma nova nota de 200 escudos, para melhorar a qualidade da mesma e uniformizar a família de notas de 2014 em circulação.

De acordo com um decreto publicado hoje, a nota de 200 vai ser alterada por tratar-se de uma nota de troco das denominações maiores e, consequentemente, a mais utilizada nos pagamentos de retalho, e considerando ainda o ciclo de vida curto desta nota, devido ao desgaste natural da tinta face a aderência ao polímero.

“O Banco de Cabo Verde, atendendo à necessidade de reforço da denominação de 200 Escudos, decidiu reformular a nota de 200 Escudos e uniformizar a família de notas de 2014 em circulação”, pode-se ler do Boletim Oficial.

Conforme a publicação, a última família de notas do BCV data de 2014 e é composta por notas de 200, 500, 1000, 2000 e 5000 escudos.

Aquando da produção desta família de notas, o BCV optou por adequar a denominação de 200 escudos, face ao surgimento das inovações tecnológicas na indústria de produção de notas, sobretudo a nível das caraterísticas de segurança introduzidas com os novos substratos, designadamente o polímero.

Desta forma, avançou a mesma fonte, a nota de 200 escudos, diferente das demais denominações da família de notas de 2014, foi alterada do substrato tradicional em fibra de algodão para o polímero.

Essencialmente, a escolha pela substituição do novo substrato teve como base a resistência, a durabilidade e a incorporação de características de segurança inovadoras, quer para o público como para os profissionais que operam com o numerário.

HR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos