Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo de Cabo Verde atribui grande importância ao desenvolvimento do sistema nacional estatístico – MNE

 

Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) – O Governo de Cabo Verde atribui uma “grande importância” ao desenvolvimento do sistema nacional estatístico do arquipélago e de todos os países africanos, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares.

O governante falava durante a cerimónia de abertura do seminário sobre estatísticas da Governança, Paz e Segurança (GPS-SHaSA), que decorre na Cidade da Praia numa iniciativa da União Africana e que conta com as parcerias das Nações Unidas e do Instituto Nacional de Estatística (INE), para a discussão da estratégia da harmonização das estatísticas sobre GPS ao nível do continente africano.

Luís Filipe Tavares lembrou que Cabo Verde recebe pela segunda vez este seminário regional, pelo que considera esse feito é um sinal de reconhecimento do trabalho que o INE de Cabo Verde tem realizado.

“Em 2014 tratou-se do uso da tecnologia móvel na recolha de dados e da produção estatística em África e a escolha de Cabo Verde para a realização do seminário, deveu-se essencialmente à utilização dos dispositivos móveis no Censo de 2010. Nesta matéria o nosso país foi pioneiro em África e faz parte do centro de referência em África para utilização dos dispositivos móveis na recolha estatística”, lembrou.

E falando concretamente do tema em discussão neste segundo seminário, recordou que estatísticas para a governação paz e segurança foram produzidas em 2013 e em 2016 em Cabo Verde, o que na sua perspectiva patenteia também o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo arquipélago cabo-verdiano.

“A governança paz e segurança são temas hoje de interesse mundial debatidos quase que semanalmente em conferências nacionais e internacionais. Cabo Verde é um dos oito países escolhidos para a implementação e monitorização das estatísticas da GPS, é o secretário do Grupo Praia sobre estatísticas de segurança. Para nós é de grande orgulho, mas também de grande responsabilidade”, notou.

O seminário internacional tem a duração de uma semana e reúne representantes dos vários países da África para analisar a estratégia da harmonização das estatísticas sobre GPS ao nível do continente africano, no sentido de fazer face à proliferação de indicadores na área de Governança, Paz e Segurança e de instituições a utilizar metodologias diferentes.

Para o ministro Luís Filipe Tavares, o sistema de harmonização de estatísticas em África vai permitir ao sistema estatístico nacional dos países produzir as informações estatísticas em tempo útil, fiáveis e harmonizado, cobrindo todos os aspectos da integração política social, económica e cultural do continente.

“Este procedimento visa contribuir para a realização do programa continental que representa uma grande preocupação dos chefes de Estado e do Governos dos nossos respectivos países”, disse, adiantando que quando se fala de agenda pós-desenvolvimento 2015 mundial e africano, bem como o plano estratégico de desenvolvimento sustentável para 2017 a 2021 de Cabo Verde a produção de estatística é de importância fundamental.

A abertura do encontro contou com a presença da representante do sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Ulrika Richardson, que na sua intervenção destacou a importância das estatísticas de governança, paz e segurança para o desenvolvimento.

MJB/FP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos