Governo da Guiné-Bissau diz que eleições “não vão falhar” no dia 04 de Junho

Bissau, 02 Mai (Inforpress) – O ministro das Finanças da Guiné-Bissau, Ilídio Té, disse hoje que as eleições legislativas vão acontecer em 04 de Junho e que a falta de algum financiamento não é “nenhuma preocupação”.

“As eleições não vão falhar no dia. O Governo assumiu entre 70 e 80% dos custos inerentes ao processo eleitoral com o imposto que foi instituído em 2020, até à data presente, e pagamos tudo o que nos foi facultado”, afirmou Ilídio Té, quando questionado pela Lusa sobre falta de algumas contribuições dos parceiros internacionais para o processo eleitoral.

O ministro, que falava aos jornalistas no Palácio do Governo, em Bissau, explicou que os parceiros entenderam assumir o valor em falta e que está a ser feito o “trabalho de recolha daquele valor”.

“Não é que o Governo não possa assumir esse valor, pode assumir, digo-vos isso firmemente, mas entenderam que também devem dar as suas contribuições nesse sentido. O processo está no bom caminho e não temos nenhuma preocupação relativamente a esta matéria”, sublinhou Ilídio Té.

“Podemos reafirmar, tal como disse o Presidente da República, que as eleições são no dia 04 e nada vai adiar estas eleições”, insistiu o ministro das Finanças.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, avisou na segunda-feira que não vai marcar outra data para a realização das eleições legislativas.

Fontes ligadas ao processo eleitoral admitiram na semana passada que a Guiné-Bissau precisa de 3,5 milhões de dólares para viabilizar as eleições legislativas e aguarda que a comunidade internacional mobilize aquele valor.

O Programa das Nações Unidas de Apoio ao Desenvolvimento (PNUD) e o Governo da Guiné-Bissau assinaram em março o Projecto de Apoio ao Ciclos Eleitorais, para o período entre 2023 e 2025, no valor de 5,3 milhões de euros.

As eleições legislativas da Guiné-Bissau estão orçadas em 7,9 mil milhões de francos cfa (cerca de 12 milhões de euros), segundo o ministro das Finanças guineense, Ilídio Té.

Duas coligações e 22 partidos entregaram no Supremo Tribunal de Justiça candidaturas às eleições legislativas de 04 de Junho na Guiné-Bissau, cuja campanha eleitoral deverá decorrer entre 13 de Maio e 02 de Junho.

O Supremo Tribunal de Justiça deverá divulgar as listas definitivas das candidaturas esta semana.

Inforpress/Lusa

Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos