Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo considera que “as boas relações” com a UE “extravasam os corredores diplomáticos”

Cidade da Praia, 09 Mai (Inforpress)  – O Governo destacou  hoje as boas relações existentes entre Cabo Verde e  União Europeia (UE), que “extravasam os corredores diplomáticos”, focados na redução da pobreza, do combate à violência baseada no género e outros projectos de âmbito social.

Esta manifestação foi tornada pública esta tarde pelo ministro do Turismo e dos Transportes, Carlos Santos, durante a cerimónia da celebração do Dia da Europa, em Cabo Verde.

“É de facto uma relação entre povos, uma relação em comunidades. E temos sentido isso ao longo dos anos, desde 1978 através dos acordos de Cotonou, depois com a parceria Especial em 2008, o Acordo de Facilitação de Visto um ano depois e muito recentemente o reforço da Parceria especial em 2017”, sintetizou Carlos Santos.

No rol de boa governação enumerou ainda outros projectos frutos desta parceria que foram ao encontro do desenvolvimento sustentável do País, nas ilhas do Fogo e Santo Antão, de entre outros desafios e valores baseados na transparência, democracia e liberdade.

O Governo de Cabo Verde, disse, reconhece todo o apoio que a UE tem dado ao País e pretende que estes apoios continuem a ser “bem utilizados e bem materializados”, visando atingir os objectivos preconizados no quadro do “desígnio deste País”.

O evento deste ano teve como palco a praça de Satende,   onde foi descerrada a placa sobre a efeméride e apresentada uma pintura mural, concebida e executada pela artista portuguesa Rafi die Erste, em estreita colaboração com a Associação Comunitária do Bairro de Safende.

O Dia da Europa celebra a integração do continente europeu, sendo que a data assinala o aniversário da histórica Declaração de Robert Schuman, em 1950, propondo uma nova forma de cooperação através da criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço,  com vista a instituir um mercado comum entre os países fundadores.

SR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos