Governo confere posses a novos Cônsules Gerais para Roterdão e Nice Cidade

Cidade da Praia, 01 Nov (Inforpress) – Os novos Cônsules Gerais para Roterdão (Holanda) e Nice (França), respectivamente, Estêvão Tavares Vaz e Gregório Santos Lopes Semedo, vão ser empossados esta sexta-feira,02, na Cidade da Praia.

O Governo, na sua página oficial, anunciou que o acto de empossamento desses novos diplomatas terá lugar na tarde de sexta-feira, no Salão Nobre Silvino da Luz, sito no Palácio das Comunidades, em Achada de Santo António.

A nomeação de Estêvão Vaz foi publicada no Boletim Oficial de 26 de Outubro, documento que ainda dá conta da nomeação de Gregório Santos Lopes Semedo para exercer as funções de cônsul-geral de Cabo Verde em Roterdão (Holanda), também com efeito a partir de 01 de Novembro.

O diplomata Estêvão Vaz, que até então desempenhava funções de director-geral dos Assuntos Consulares, será o primeiro cônsul-geral de Cabo Verde em Nice (França).

Na Holanda, Gregório Santos Lopes Semedo vai ocupar o lugar de Belarmino Monteiro Silva, que vem desempenhado o cargo de cônsul-geral desde 21 de Novembro de 2012.
O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades anunciou em meados do mês Outubro que em finais Novembr, vai ser inaugurado o Consulado Geral de Cabo Verde em Nice.

“É uma promessa do Governo que está a ser cumprida, agora, e este Consulado vai cobrir toda aquela região francesa, onde vivem cerca de 25 mil cabo-verdianos”, indicou o chefe da diplomacia cabo-verdiana.

Segundo Luís Filipe Tavares, o Consulado Geral de Nice tem o propósito, por um lado, de “servir melhor” os emigrantes cabo-verdianos no sul da França e, por outro, de “descongestionar” a Embaixada de Cabo Verde em Paris.

Ainda no mesmo dia, serão empossados os seguintes o director Nacional dos Assuntos Políticos, Económicos e Culturais, Embaixador Júlio Morais e directora Nacional do Protocolo de Estado, ministra Plenipotenciária, Edna Filomena Alves Barreto.

A ministra Plenipotenciária Edna Maria Monteiro Marta Monteiro assume o cargo de directora Geral das Comunidades, Assuntos Consulares e Migrações, enquanto a técnica Odete da Conceição Gomes Correia ocupa da Direcção-Geral do Planeamento Orçamento e Gestão.

AM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos