Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo concede autorização para aquisição em regime de urgência de uma máquina de TAC para HAN

Cidade da Praia, 20 Ago (Inforpress) – O Governo concedeu ao Ministério da Saúde a autorização para a aquisição, em regime de urgência e por ajuste directo, de uma máquina de Tomografia Computorizada (TAC) no valor de 111 mil contos, para o Hospital Agostinho Neto.

Esta informação foi avançada hoje pelo porta voz do Conselho de Ministros, o ministro da Cultura Abraão Vicente em conferência de imprensa, realizada na cidade da Praia, que elucidou que esta decisão saiu da última reunião do Conselho de Ministros desta segunda-feira 19, em que foram apreciadas diferentes propostas de resolução.

“O objectivo dessa resolução é exactamente conseguirmos fazer com que o mais rapidamente possível o hospital Agostinho Neto tenha acesso e possa fornecer esses serviços aos seus utentes”, afirmou.

Disse por outro lado, que durante a reunião, foi aprovada a proposta de resolução que aprova a transferência de verba do Ministério da Educação do projecto “Construção da nova escola da Várzea” para a concretização de outros projectos.

Conforme explicou, tendo em conta que o Governo tem um acordo com a Embaixada dos Estados Unidos para a construção do novo liceu da Várzea, que inclui o financiamento total desta construção, a verba que já estava prevista no Orçamento de Estado de 2019 será utilizada para outros fins.

“Portanto, estando já coberta a construção do novo liceu através do financiamento dos Estados Unidos da América, essa verba que já tinha sido aprovada no Orçamento de Estado 2019 será realocada na remodelação da sede da CNE e no reforço da verba do centro oceanográfico do Mindelo”, adiantou, realçando que não se trata de uma decisão do Ministério da Educação, mas sim um exercício governamental para conseguir concretizar essas duas obras.

Avançou, ainda, que durante a reunião do Conselho de Ministros desta segunda-feira 19, foi aprovada a proposta de resolução que designa o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) como entidade competente para recrutamento e selecção dos formandos, bem como a execução do cumprimento das obrigações assumidas pelo Estado de Cabo Verde.

“Essa resolução atribui a possibilidade de cerca de 200 jovens frequentarem formação profissional em escolas de topo de Portugal. O Estado de Cabo Verde garantirá uma passagem aérea e uma bolsa de 200 euros por mês a cada um desses formandos”, informou, lembrando que esta medida enquadra-se no âmbito de uma parceria assinada recentemente entre o Governo de Cabo Verde e diferentes municípios de Portugal.

CM/AM

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos