Mindelo, 01 Jun (Inforpress)- O Governo autorizou a realização de despesas no valor de 48 mil contos para aquisição de viaturas operacionais tipo pick up “com carácter de urgência” para “reforçar os meios de mobilidade” da Polícia Nacional no combate à criminalidade.
Esta informação consta da resolução n. 40/2023 de 31 de Maio, do Conselho de Ministros, publicada no Boletim Oficial, e que entra hoje em vigor.
Conforme referiu o Governo no documento, que autoriza o Ministério das Finanças a fazer o
enquadramento orçamental das despesas autorizadas, o parque automóvel da Polícia Nacional apresenta-se com “alguma idade e com constantes avarias” que, para “além de não dar garantias de operacionalidade”, tem “gerado custos elevados de reparação e manutenção”, com “consequências a nível da produtividade e da eficácia”.
Justificou ainda que “os desafios no domínio da prevenção e combate à criminalidade urbana em tempos de crise económica e social são crescentes e potenciam os riscos de violência e criminalidade, que importa salvaguardar”.
Pelo, que acrescentou, “visando contra a criminalidade, através de um combate mais eficiente e de mais sustentável no tempo, torna-se necessário, com carácter de urgência, um importante reforço dos meios de mobilidade destinados à Polícia Nacional”.
“Feito o levantamento, apurou-se a necessidade de adquirir com impreterível urgência, quinze viaturas operacionais do tipo pick up, devidamente equipadas e com capacidade técnica e resistência operacional para fazer face ao esforço do trabalho policial diário, devendo, para isso se tratar de viaturas com características especiais, a fornecer por uma entidade com capacidade técnica e experiência adquirida para o efeito”, lê-se na resolução.
CD/CP
Inforpress/Fim