Cidade da Praia, 08 Jun (Inforpress) – O Governo procedeu hoje à assinatura do contrato de concessão para a instalação, operação e exploração de 40 postos de carregamento público de veículos eléctricos em todas as ilhas do País.
O acto, que teve lugar na ilha do Sal, foi rubricado pelo Director Nacional da Indústria e Energia, Rito Évora, e pelo director das Tracções Eléctricas de Cabo Verde, Damia Pujol, e foi assistido online, na Praia, pelo ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Dias Monteiro.
Na ocasião, o governante que se regozijou com este acto, destacou a contribuição da cooperação luxemburguesa na elaboração da carta política para a mobilidade eléctrica e no plano para a sua operacionalização.
O governante manifestou ainda a sua satisfação pelo progresso registado na implementação da carta de política, conseguido com o financiamento do Mitigation Action Facility e a assistência técnica oferecida pela cooperação alemã.
“Hoje estamos a dar mais um passo importante na implementação do plano de introdução da mobilidade eléctrica em Cabo Verde com a celebração do contrato de concessão que tem por objecto instalação, operação e exploração de 40 postos de carregamento público de veículos eléctricos no âmbito do Projecto de Promoção da Mobilidade Eléctrica, (ProMEC)”, disse.
Segundo Alexandre Dias Monteiro, a concessão abrange os 40 postos financiados pelo ProMEC, num prazo de concessão de sete anos e investimento público estimado em 30.300 contos financiados pelo Mitigation Action Facility.
“Este marco representa o início da implementação da rede de infra-estruturas públicas de recarga em todas as ilhas e o Governo está empenhado em promover, gradualmente, um ecossistema propício para a transição da mobilidade eléctrica”, acrescentou, lembrando que o passo importante para este processo foi dado em 2018 com a aprovação da carta política eléctrica.
Realçou ainda que o País tem feito avanços significativos no sector a ponto de hoje poder afirmar que os veículos eléctricos são uma realidade, a circular em quatro ilhas, e que em breve será em todas.
O governante ressaltou ainda que até 2026 o País espera conseguir atingir 25% de novas aquisições de veículos eléctricos.
Segundo números avançados pelos técnicos na altura, o carregamento dos veículos eléctricos custará à volta de 680 escudos por cada cem quilómetros de deslocação.
De relembrar que a Carta de Política da Mobilidade Eléctrica nacional, prevê, até 2050, a substituição integral de veículos de combustão interna para veículos eléctricos.
PC/HF
Inforpress/Fim