Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo assina acordo de recompra dos títulos de consolidação financeira detidos pelo BCA

Cidade da Praia, 02 Jan (Inforpress) – O Ministério das Finanças assinou na segunda-feira, 31, o acordo de recompra dos títulos de consolidação financeira (TCMF) detidos pelo Banco Comercial do Atlântico (BCA), num montante de aproximadamente 6,4 milhões de contos.

A informação foi avançada hoje pelo Governo em comunicado, adiantando que, após um diálogo no sentido de encontrar um mecanismo para executar o reembolso dos TCMF de que o BCA é titular, assinou com esta instituição financeira o acordo de recompra.

De acordo com o documento, os TCMF foram criados no âmbito do programa de reformas económicas desencadeado em 2008 e suportado pela lei 70/V/98 de 17 de Agosto.

São títulos de crédito emitidos pelo Estado de Cabo Verde e que incorporam o direito de recebimento de 90 por cento (%) do resultado liquido anual do Suport for Cabo Verde Stabilization Trust Found.

O artigo 19° da Lei n° 70/98, de 17 de Agosto, determina que o Estado obriga-se a adquirir os TCMF num período máximo de 20 anos a contar da data da aprovação dessa Lei, pelo que a totalidade dos TCMF emitidos devia ser recomprado pelo Estado até 17 de Agosto de 2018.

Assim, o Governo adianta que, considerando os termos do decreto regulamentar nº8/2018 de 20 de Dezembro, que estabeleceu as condições de aquisição dos TCMF de 20 de Dezembro, e que após o diálogo no sentido de encontrar um mecanismo para executar o reembolso do TCMF, assinou o acordo de recompra na segunda-feira última.

O outro grande detentor de TCMF é o Banco de Cabo Verde (BCV), com cerca quatro de milhões de contos.

MJB/CP

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos