Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo aprova projecto lei que cria jogos instantâneos denominados Raspadinha e Troco Solidário

Cidade da Praia, 17 Jul (Inforpress) – O Governo, através do Conselho de Ministros, aprovou esta quinta-feira, 16, o projecto da proposta de decreto-lei que cria a lotaria instantânea, denominada Raspadinha e Troco Solidário, bem como a actividade dos agentes da concessionária dos respectivos jogos.

Em conferência de imprensa hoje na Cidade da Praia, o porta-voz do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, justificou que a aprovação deste diploma está enquadrada na reforma que o Governo tem feito no sector dos jogos sociais.

“Nós apresentamos ao Parlamento uma lei de regime jurídico geral de jogos sociais, que definia aquilo que são os jogos sociais e a forma como podem ser legislados e operacionalizados na nossa sociedade. A primeira grande virtude dessa lei é que pertencem ao Estado, que pode fazer a sua regulação e concessão”, explicou.

Neste quadro, avançou que o Governo iniciou essa reforma com o decreto-lei 06/2020, que cria a entidade gestora dos jogos sociais e, doravante, com a operacionalização dos jogos e com a criação da Raspadinha e o Troco Solidário.

“Os próximos passos passam por regular aquilo que, actualmente, está na nossa sociedade, mas que não está regulada, que é o Totoloto, o Totobola e o Joker”, acrescentou Fernando Elísio Freire, deixando em aberto a possibilidade desses jogos continuarem a ser concessionados pela Cruz Vermelha de Cabo Verde.

Para o governante, essas reformas são “fundamentais” para regular um sector importante para a promoção da economia social cabo-verdiana, visto que só podem ser praticados pelas fundações, associações ou, “eventualmente”, empresas sem fins lucrativos.

O Governo aprovou, igualmente, o projecto de proposta de decreto-lei que procede à segunda alteração ao estatuto do pessoal da segurança prisional.

OM/DR
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos