Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo apresenta Projecto Nacional de Segurança Interna e Cidadania a 20 de Julho próximo

 

Cidade da Praia, 10 Jul (Inforpress) – O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, anunciou hoje que o Governo vai apresentar, a 20 de Julho na Cidade da Praia, o Programa Nacional de Segurança Interna e Cidadania (PNSIC).

O programa, que já foi aprovado em Conselho de Ministros, é uma das medidas do executivo no combate à insegurança no país que tem como principal pilar o incentivo a adopção do policiamento de proximidade, aliado a intervenção de proximidade e assentada em seis eixos.

De entre os pilares constam reforma institucional: criação, reestruturação, reorganização e reorganização e modernização; reforço do capital humano: recrutamento, formação e valorização dos profissionais da segurança; prevenção primária: proximidade para cidadania e comunicação; prevenção secundária: reacção policial e jurisdicional e prevenção terciária: reinserção e reabilitação social do agente do crime.

Neste momento em Cabo Verde, segundo Paulo Rocha, no que toca à criminalidade, em termos globais, verifica-se uma queda acentuada dos níveis dos dados estatísticos das ocorrências.

O governante, que falava à margem da assinatura do acordo para a implementação do Projecto Cidade Segura, assegurou ainda que o seu ministério está empenhado em trabalhar no sentido de reduzir a criminalidade, mas que a Polícia por si só não resolve este problema devido à sua complexidade.

Fez saber ainda que a Polícia Nacional vai cumprir o seu papel, acrescentando que o combate à criminalidade é uma responsabilidade de todos.

“Nós vamos tendo menos ocorrência do que o ano passado, e vamos tendo menos ocorrências todos os meses de 2017 e menos homicídios, mas sabemos que em termos de sentimentos vamos tendo uma série de crimes mais violentos”, enfatizou.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos