Governo apresenta Projecto Nacional de Segurança Interna e Cidadania a 20 de Julho próximo

 

Cidade da Praia, 10 Jul (Inforpress) – O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, anunciou hoje que o Governo vai apresentar, a 20 de Julho na Cidade da Praia, o Programa Nacional de Segurança Interna e Cidadania (PNSIC).

O programa, que já foi aprovado em Conselho de Ministros, é uma das medidas do executivo no combate à insegurança no país que tem como principal pilar o incentivo a adopção do policiamento de proximidade, aliado a intervenção de proximidade e assentada em seis eixos.

De entre os pilares constam reforma institucional: criação, reestruturação, reorganização e reorganização e modernização; reforço do capital humano: recrutamento, formação e valorização dos profissionais da segurança; prevenção primária: proximidade para cidadania e comunicação; prevenção secundária: reacção policial e jurisdicional e prevenção terciária: reinserção e reabilitação social do agente do crime.

Neste momento em Cabo Verde, segundo Paulo Rocha, no que toca à criminalidade, em termos globais, verifica-se uma queda acentuada dos níveis dos dados estatísticos das ocorrências.

O governante, que falava à margem da assinatura do acordo para a implementação do Projecto Cidade Segura, assegurou ainda que o seu ministério está empenhado em trabalhar no sentido de reduzir a criminalidade, mas que a Polícia por si só não resolve este problema devido à sua complexidade.

Fez saber ainda que a Polícia Nacional vai cumprir o seu papel, acrescentando que o combate à criminalidade é uma responsabilidade de todos.

“Nós vamos tendo menos ocorrência do que o ano passado, e vamos tendo menos ocorrências todos os meses de 2017 e menos homicídios, mas sabemos que em termos de sentimentos vamos tendo uma série de crimes mais violentos”, enfatizou.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos