Search
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Economia
Internacional
Desporto
Politica
Sociedade

Governo apresenta ao BADEA programa de água e saneamento para Santo Antão que ultrapassa um milhão de contos

 

Porto Novo, 23 Jun (Inforpress) – O Governo tem em preparação um programa de água e saneamento para Santo Antão, que ultrapassa um milhão de contos, que vai ser submetido, “em breve”, ao Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (BADEA) para financiamento.

A informação foi avançada, em Santo Antão, pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que, esta quinta-feira, iniciou uma visita de uma semana à ilha, com encontros com os autarcas, operadores económicos e populações em agenda.

Além do programa de água e saneamento, que visa atender aos problemas que a ilha enfrenta em termos de gestão e tratamento de resíduos líquidos e do abastecimento de água, o Governo, segundo Ulisses Correia e Silva, está ainda a desenvolver projectos a nível de requalificação urbana nos três municípios de Santo Antão, que abarca ainda a melhoria de habitações.

No caso do Porto Novo, o Governo já pediu à edilidade um projecto de requalificação da orla marítima da cidade, para financiamento, avançou o chefe do Governo, para quem “outra prioridade” para Santo Antão é o desencravamento das localidades com potencial económico.

Neste âmbito, o Governo vai apostar na construção das estradas para Tarrafal de Monte Trigo, Ribeira da Cruz/Martiene e Ribeira da Cruz/Chã de Norte.

Em relação à Tarrafal de Monte Trigo, Ulisses Correia e Silva assegurou que o projecto da segunda fase da obra está financiado e deve arrancar ainda em 2017.

A construção dessas vias se insere num programa de cariz nacional que o Governo pretende desencadear, ainda a partir deste ano, sobretudo nas ilhas montanhosas, para desencravar localidades que potencial a nível do turismo e agricultura e pesca.

Segundo o presidente da Câmara do Porto Novo, a resolução do problema de saneamento (alargamento da rede de esgotos e instalação de uma estação de tratamento) constitui, actualmente, um dos principais desafios para o seu município.

Conforme Aníbal Fonseca, Porto Novo enfrenta ainda “problemas muitos sérios” a nível das acessibilidades, exortando o Governo a avançar, além de Chã de Norte e Martiene, também com o desencravamento de Chã de Banquinho.

O primeiro-ministro entra hoje no segundo dia da visita a Santo Antão, dedicado às festividades de São João no Porto Novo.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos