Governo apostado na implementação dos desportos náuticos na ilha do Sal (c/vídeo)

Santa Maria, ilha do Sal, 18 Mar (Inforpress) – O Governo está determinado em realizar na ilha do Sal etapas do circuito mundial tanto de kitesurf como de outros desportos náuticos e de praia pelo que promete dotar a ilha de uma arena internacional de beach soccer.

Este compromisso foi revelado na noite desta sexta-feira, pelo ministro do Desporto, Carlos Monteiro, durante a abertura oficial do I Circuito Mundial de Kitesurf que decorre na praia de Ponta Preta, em Santa Maria, na ilha do Sal, onde anunciou estar a finalizar, com a Câmara Municipal do Sal, a aquisição de uma arena internacional para futebol de praia (beach soccer) e volei de praia (beach-volei).

Segundo avançou, o executivo cabo-verdiano almeja tornar a ilha do Sal num ponto onde, a cada ano, se realizam etapas dos circuitos mundiais de várias modalidades.

“Esta é uma aposta muito firme e vamos querer continuar a organizar provas do circuito mundial de kitesurf, a cada ano na ilha do Sal. Já estávamos a fazê-lo antes da covid-19, tivemos um interregno e vamos continuar todos os anos para que possamos também melhorar e ter cada vez mais atletas internacionais”, explicou.

Monteiro disse acreditar que esta aposta nos desportos náuticos vai permitir elevar, mais alto ainda, o nome de Cabo Verde, promover a marca Cabo Verde como destino turístico e de eventos desportivos internacionais.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes, assinalou “com grande satisfação o reinício dos campeonatos de kitesurf”, ressalvando que, doravante, se está “na onda de cima” e que a ilha acolhe com “muito prazer” este grande evento mundial, enquanto oportunidade para a promoção do destino turístico da ilha do Sal e de Cabo Verde.

Aos atletas formulou votos para que haja boas ondas para que, aliada à competição, tenham o prazer de galgar boas ondas na Ponta Preta.

Por sua vez, o gerente da Nautic Sport, responsável pela organização deste evento mundial, Djô Silva, enalteceu a GKA Kitesurf por ter confiado ao País a organização do I Circuito Mundial de Kitesurf e também do Mundial de Wing-foil, tendo referenciado que isto fará com que Cabo Verde volte a estar na ribalta do desporto náutico mundial.

A praia de Ponta Preta em Santa Maria recebeu, esta sexta-feira, mais de 100 velejadores, masculinos e femininos, que  competem para a I etapa do circuito mundial de kitesurf e do Campeonato do Mundo de Wing-foil, envolvendo os melhores praticantes do planeta.

O dia foi marcado por “rits” preliminares e primeiras eliminatórias do GKA Kitesurf World Cup Cabo Verde’2023” nas disciplinas de onda e prossegue este sábado com eliminatórias.

O “GKA Kitesurf World Cup Cabo Verde”, decorre de 17 a 27 do corrente na Ponta Preta e terá continuidades em outras etapas agendadas para Rio de Janeiro (Brasil, de 01 a 09 Agosto), Sylt (Alemanha, de 22 a 27 Agosto), Dakhla (Marrocos, de 26 de Setembro a 01 Outubro) e Taiba (Brasil, de 08 a 12 Novembro).

SR/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos