Governo anuncia que vai reabilitar Igrejas mais antigas para promover o Turismo Religioso

 

Tarrafal, 17 Jun (Inforpress) – O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do Instituto Património Cultural vai reabilitar em 2018, algumas igrejas mais antigas do país, com o intuito de promover o turismo religioso, anunciou esta sexta-feira, o ministro Abraão Vicente.

O governante fez este anunciou quando participava na abertura da primeira jornada de reflexão sobre a “Religiosidade Popular”, promovido pela Diocese de Santiago, evento que teve lugar no Mercado de Cultura e Artesanato do Tarrafal de Santiago.

Segundo o ministro, Cabo Verde tem património religioso identificado “muito importante” e grande parte do desafio da preservação do património cultural tem a ver com o património religioso edificado.

Neste sentido, informou que o ministério tem um plano de intervenção de fundo para a preservação das igrejas do século XIX e XX, como Nossa Senhora do Rosário e o Convento de São Francisco.

“Só assim poderemos falar de um turismo religioso, criando tudo aquilo que é roteiro para que as pessoas possam entender de fundo a história, porque neste momento, temos só as edificações e não temos histórias”, asseverou.

Abraão Vicente acredita que ao contar que o padre António Viera esteve na Cidade Velha e pregou um sermão ou que quando ele chegou em pleno século XVI encontrou vários negros a pregar como se fossem pessoas que viveram no Vaticano, é “suficientemente interessante para atrair pessoas” para o arquipélago.

AM/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos