Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress)- O secretário de Estado da Saúde anunciou hoje que se encontra em fase avançada o projecto para a criação em Cabo Verde, de um centro de simulação biomédica para permitir respostas e formação continuada dos profissionais de saúde.
Evandro Monteiro falava à imprensa no decorrer do Simpósio “Doenças Cardiovasculares, Mentais, Oncológicas e Cuidados Paliativos”, sob o lema “Integrando Competências”, numa iniciativa da Ordem dos Médicos Cabo-Verdianos e da Cabo Verdean American Medical Society.
Trata-se, segundo disse, de um centro “moderno, abrangente, visionário”, com valências em áreas médicas e cirúrgicas, assim como a nível da hemodinâmica.
“Aqui tem uma vertente dupla, ligada a simulação, mas também a terapêutica, e aí fazemos a simulação como temos que referenciar sempre. isso, porque a principal causa da morte actual em Cabo Verde está ligada às doenças cárdio e cérebro vasculares”, explicou.
É neste sentido que, acrescentou, este centro de simulação vai ser uma mais-valia para o Sistema Nacional de Saúde, por um lado, para permitir dar respostas, e por outro, para permitir a formação continuada dos profissionais de saúde em Cabo Verde, não só médicos, como enfermeiros, fisioterapeutas e outros.
“Estamos a falar, também, das principais causas de evacuações externas de Cabo Verde, seja ela para diagnóstico, assim como para o tratamento cirúrgico nesse caso”, continuou, defendendo que o país tem que criar necessariamente ferramentas e espaços para permitir que os seus profissionais tenham habilidades.
O secretário de Estado apontou para até o final do primeiro semestre deste ano avançar mais informações sobre o projecto, sublinhando que vai ser estratégico e que estará ao serviço da população, através de profissionais melhores capacitados.
“Porque nós temos que ter habilidades próprias desenvolvidas pelos nossos profissionais de saúde, com vontade, ter os profissionais engajados e o Estado de Cabo Verde, através do Ministério da Saúde, está a trabalhar para criar as ferramentas adequadas para que esse processo continue”, assegurou.
O simpósio, que acontece durante dois dias, foi aberto hoje, sob a presidência do secretário de Estado Adjunto da ministra da Saúde, Evandro Monteiro, contando ainda com intervenções do bastonário da Ordem dos Médicos, Danielson da Veiga, bem como do representante da Cabo Verdean American Medical Society, Júlio Teixeira.
ET/JMV
Inforpress/Fim