Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo anuncia lançamento de concurso para desencravamento de mais três localidades com potencialidades agrícolas

Assomada, 08 Mai (Inforpress) – A ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação anunciou hoje que já se encontra aberto concurso para o desencravamento de mais três localidades com potencialidades agrícolas, sendo uma de Santo Antão e duas de Santa Catarina (Santiago).

Eunice Silva deu esta informação em Boa Entradinha, durante a sua intervenção no acto de lançamento do arranque das obras da estrada nacional de Cruz de Picos, Gil Bispo, Boa Entradinha e Chã Formosa, que atravessa os municípios de Santa Catarina, São Salvador do Mundo e Santa Cruz, em Santiago Norte, na presença do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e dos respectivos autarcas.

Com uma extensão de 12,2 quilómetros (km), a estrada é financiada pelo Banco Mundial e do Governo de Cabo Verde em cerca de 300 mil contos e as obras devem estar concluídas em 16 meses.

Segundo informou a governante, as intervenções estão sendo feitas de Santo Antão a Brava, sobretudo nas localidades com potencialidades agrícolas e turísticas, tendo lembrado que em Santiago Norte que começaram no âmbito do PRRA pelas estradas “mais pequenas”, referindo-se as de Achada Lagoa até Figueira Gorda (Santa Cruz) , Picos Acima (São Salvador do Mundo), e  Achada Ponta e Junco (Santa Catarina).

A propósito dos concursos que saíram hoje, conforme deu conta a titular da pasta das Infra-estruturas, trata-se das estradas de Martiene (Santa Antão) com calçada, e mais duas (terra batida), que liga Tomba Touro/ Charco/Achada Leite/Ribeira da Barca e de Ribeira de Tabugal (circundante à barragem de Saquinho), em Santa Catarina.

Por outro lado, informou ainda que o Governo está a fazer intervenções nas estradas que encontrou, referindo-se à estrada Variante dos Órgãos/ Assomada (Santa Catarina), cuja manutenção está orçada em mais de 100 mil contos.

Na ocasião, a governante lembrou que para além da estrada Cruz de Picos/Gil Bispo/Boa Entradinha/ Chã Formosa, já arrancaram as obras da estrada de Palha Achada Grande, Palha Carga, Entre Picos de Reda e Chã de Lagoa e que nos próximos dias vão fazer o lançamento das obras na estrada de Ribeira dos Picos (Santa Cruz).

De acordo com uma nota enviada à Inforpress, nos últimos anos, o Governo de Cabo Verde tem investido muito na construção de novas estradas, permitindo deste modo o desencravamento de localidades e o desenvolvimento da economia local, com consequências na melhoria da qualidade de vida das populações.

“A reabilitação da estrada, permitirá elevar o desenvolvimento da agricultura e pecuária nas localidades, melhorando ainda a acessibilidade e comercialização de produtos agro-pecuários, bem como as condições de tráfego para os utentes desta via de acesso”, refere a nota.

FM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos