Governo anuncia investimentos de 10 milhões de contos para sector marítimo nos próximos cinco anos

Cidade da Praia, 26 Jan (Inforpress) – O primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva anunciou hoje que o Governo prevê investir, de 2022 a 2026, cerca de 10 milhões de contos para dinamizar e garantir melhorias no sector marítimo em Cabo Verde.

O chefe do executivo fez este anúncio na abertura do debate parlamentar sobre o tema “o papel dos transportes na economia e na integração regional”, agendado sob proposta dos deputados da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID – oposição).

Segundo informou, o Governo investiu nos transportes marítimos nos últimos anos um total de 10,7 milhões de contos na implementação de projectos “impactantes” e “estruturantes” para o desenvolvimento do país.

“Só nos transportes marítimos desde de 2016, através de investimentos do Governo e da Enapor, já foram realizados 5,4 milhões de contos de investimentos e em curso 5,3 milhões de contos perfazendo um total de 10, 7 milhões de contos. Estamos a falar de projectos impactantes e importantes, nomeadamente, o estudo de expansão de modernização do porto do Porto Novo, a modernização e expansão do porto do Maio que está em construção”, apontou.

Ulisses Correia e Silva destacou ainda investimentos feitos pelo actual Governo para dar início aos projectos de construção do terminal de Cruzeiros, da infra-estrutura portuária de apoio à pesca na Ponta do Sol e no Tarrafal de São Nicolau e a aquisição de equipamentos para os portos da Praia e do Vale de Cavaleiros, no Fogo.

A previsão, de acordo com o governante é de trabalhar para que de 2022 a 2026 consiga garantir investimentos no valor de 10 milhões de contos para a implementação e execução e projectos relacionados com o sector marítimo.

“Temos previsto para 2022 a 2026, 10 milhões de contos para o sector marítimo. Temos toda a legitimidade de lançar perspectivas, estamos no inicio do novo mandato temos cinco anos de governação e hão-de receber esta mensagem sempre porque este Governo começou agora a governar”, concluiu Ulisses Correia e Silva durante o debate parlamentar.

Alem do debate com o primeiro-ministro, a sessão tem também como proposta a apreciação da Conta Geral do Estado de 2018 e um conjunto de propostas de resolução para discussão e aprovação.

CM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos