Governo anuncia criação Escola Nacional de Administração Pública para formar e capacitar funcionários e servidores públicos

Cidade da Praia, 29 Out (Inforpress) – O Governo vai criar, ainda nesta Legislatura, uma Escola Nacional de Administração Pública para formar e capacitar os servidores públicos, anunciou hoje, na Cidade da Praia, a ministra de Modernização do Estado e da Administração Pública.

Edna Oliveira fez o anúncio na abertura da primeira edição do Fórum dos Recursos Humanos (RH) de Cabo Verde e informou que a Escola Nacional de Administração Pública vai apostar na planificação de formações e conteúdos de acordo com as necessidades dos colaboradores públicos.

Essas formações, segundo Edna Oliveira, vão dotar os recursos humanos das empresas das capacidades de lidarem com as situações emergenciais, tais como as que vivemos recentemente”, referindo-se aos efeitos da pandemia da covid-19.

“Isto por considerarmos que os técnicos e gestores dos recursos humanos e os líderes têm um papel de extrema importância na concretização deste compromisso”, apontou a ministra, desafiando os participantes deste fórum a debaterem sobre o tema da formação e da capacitação dos recursos humanos e dos agentes da administração pública.

Por sua vez, a presidente da Associação Cabo-verdiana dos Gestores e Técnicos dos Recursos Humanos (ACGRH), Denise Oliveira considerou que este fórum acontece numa conjuntura em que os efeitos da pandemia tiveram “repercussões difíceis” para a economia nacional.

Por isso, esclareceu que a proposta deste evento é ser um espaço de partilha de experiências e soluções em torno do desenvolvimento dos recursos humanos para contornar os diversos desafios que se colocam ao sector.

O Fórum RH é uma conferência criada em 2018, em Moçambique, com o objectivo de reunir profissionais da área de recursos humanos  e todos os gestores que contribuem para o desenvolvimento das suas equipas laborais.

Em 2020 expandiu para Cabo Verde e Angola, com foco em reunir a comunidade de profissionais de RH dos países de língua oficial portuguesa.

Actualmente posiciona-se como o evento de referência que reúne profissionais de Recursos Humanos a nível internacional com o objectivo de trazer de reunir a comunidade nacional e internacional de recursos humanos, bem como criar soluções para o desenvolvimento do sector nestes países.

OM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos