Mindelo, 18 Jan (Inforpress) – O ministro da Saúde declarou hoje, no Mindelo, que a ilha de São Vicente vai ter “em breve” um centro de diagnóstico médico, cujos equipamentos serão instalados na delegacia de saúde, que vai permitir “descongestionar o hospital”.
Arlindo do Rosário, que falava na manhã de hoje no acto de entrada em funcionamento, nas instalações da Delegacia de Saúde de São Vicente, da farmácia do Estado, que funcionava no Hospital Baptista de Sousa, concretizou que com o centro de diagnóstico médico as pessoas que vão aos centros de saúde passam a realizar exames de imagiologia, RX, ecografia e de laboratório.
Ou seja, continuou, trata-se de “passos importantes” quando se procede a uma separação entre a atenção primária e hospitalar, descongestionando o hospital, que se deve ocupar de situações de foro hospitalar.
Sobre a deslocalização da farmácia do hospital para a delegacia, o ministro referiu que se trata de um assunto “há muito em discussão”, ou seja, precisou, deixar para o hospital a farmácia hospitalar e para a delegacia a farmácia pública, que irá servir a população que demanda os centros de saúde, a atenção primária, e estará a funcionar “todos os dias da semana”.
“Será uma mais-valia, facilitando o acesso aos medicamentos e a vida das pessoas, melhorando o acesso” concretizou Arlindo do Rosário, que aproveitou a ocasião para anunciar “ainda hoje” um encontro com os serviços de saúde na ilha e Protecção Civil para um “novo balanço” da evolução da pandemia de covid-19 em São Vicente.
“Os dados recentes merecem de facto uma nova análise da situação”, lançou Arlindo do Rosário, que, mesmo assim, felicitou e agradeceu todos os profissionais de saúde da ilha pelo “combate travado e pelo engajamento e profissionalismo”.
Ainda no quadro da visita do ministro da Saúde prevê-se para esta terça-feira a inauguração do Centro de Diálise da Região Norte, sediada em São Vicente, infra-estrutura que o ministro classificou de “importante” e que irá “dar respostas” aos doentes com insuficiência renal crónica terminal, que necessitam desse tratamento.
“E assim, passo a passo, mas de uma forma consistente, com fé e foco que vamos continuar a trabalhar para melhorar a saúde não só de São Vicente, como de Cabo Verde, no geral”, enfatizou o titular da pasta da Saúde.
O acto de inauguração do Centro de Diálise da Região Norte ocorre às 10:00 de terça-feira, 19, e será presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.
AA/ZS
Inforpress/Fim