Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo anuncia articulação entre o Ensino Básico e o Ensino Profissionalizante a partir de 2020

Cidade da Praia,09 Mai (Inforpress) – A ministra da Educação Família e Inclusão Social, Martiza Rosabal, anunciou que a partir de 2020 haverá uma articulação entre o Ensino Básico e o Ensino Profissionalizante de forma a valorizar os recursos humanos no país.

Maritza Rosabal, que discursava no II Simpósio Nacional da Família e Inclusão Social, explicou que esta iniciativa tem como objectivo valorizar os recursos humanos acabando com o fosso de quatro anos que existia entre o Ensino Básico e o Ensino Profissionalizante.

“Havia um fosso de quatro anos. O Ensino Básico ficava no 6º ano e o Ensino Profissionalizante começava a partir do 11º ano. Era um imenso precipício porque ali se perdia grande parte dos recursos humanos que poderíamos preparar e agora o Ensino Primário chega até o 8º ano e o Ensino Profissional vai começar no 9º ano de escolaridade. Fecha-se o fosso e valoriza-se esses recursos humanos”, anunciou a ministra.

Segundo a governante outra boa-nova que será implementada até 2020 é a eliminação do pagamento de propinas para os alunos do 11º e 12º anos que vai beneficiar perto de 115 mil adolescentes.

“Apesar de ser um esforço orçamental, é o cumprimento com o nosso dever de governação. Estamos a garantir os direitos e a eliminar o rendimento como o factor de descriminação de acesso e permanência”, acrescentou Maritza Rosabal, anunciando que já no ano lectivo 2019 a isenção de propinas será alargado para o 9º e 10º ano.

CD/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos