Governo analisa possibilidade de prorrogação da obra da Estrada Cidade Velha, Salineiro, Santana

Cidade da Praia, 20 Nov (Inforpress) – O Governo está reunido hoje com o empreiteiro da obra de reabilitação da estrada Cidade Velha, Salineiro, Santana, em Ribeira Grande de Santiago, para analisar o pedido de prorrogação, para Março de 2021, do prazo de execução.

A informação foi avançada pela ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, depois de ter visitado esta obra, acompanhada do presidente do conselho de administração da Estradas de Cabo Verde, Eduardo Lopes, e do novo edil de Ribeira Grande de Santiago, Nélson Moreira.

A conclusão desta obra, em termos contratuais, estava prevista para Novembro deste ano, mas a empreiteira, sob responsabilidade da empresa Elevolution, solicitou a sua prorrogação para Março de 2021.

A justificativa para este atraso, segundo a ministra, é devido à pandemia da covid-19 e os estragos verificados com a chuva de Setembro, cujas enxurradas destruíram algumas bocas de água que devem ser reconstruídas.

“Vamos sentar a mesa e avaliar a situação e ver até que ponto nós podemos aceitar ou não o pedido que estão a fazer, que vai até final de Março”, afirmou.

A governante diz entender as justificativas dadas por este empreiteiro, que também é responsável por grande parte das obras do Governo em todo o território nacional, obras que sublinhou, são complexos e vem registando alguns atrasos também por causa do volume de obras dos empreiteiros.

Neste sentido, informou que vão analisar quais as obras, executadas pelo mesmo empreiteiro, serão priorizadas e quais serão prorrogadas.

“O volume e a capacidade de respostas das empresas têm sido dificultados pelo número de obras que eles têm neste momento. Nós vamos ver e priorizar e fazer um novo calendário acordado com as empresas para ver quais as primeiras obras a saírem e quais é que vão prorrogar”, disse, adiantando que uma das obras que certamente vão ser prorrogadas é a de Ribeira dos Picos, em Santa Cruz.

Contudo, em Ribeira Grande de Santiago, assegurou, vão dar prioridade ao troço de estrada de Santa Marta a Cidade Velha, executada no âmbito do Programa de Reabilitação Requalificação e Acessibilidades (PRRA), isto porque é o que está “mais susceptível de terminar nos próximos meses”.

Eunice Silva disse ainda que o desejo do Governo era terminar todas as obras antes do final do mandato, mas, infelizmente, não será possível devido a todos os procedimentos que se deve ter em conta na execução de um projecto.

Com a reabilitação, essa via que começa de Cidade da Velha e vai até Santana, passará a ter uma faixa de rodagem com 5m de largura, bermas de 0.5 m cada, sistema de drenagem das águas pluviais, muros em alvenarias de pedra, sinalização e segurança.

O objectivo, segundo o Governo, é desencravar Salineiro e Santana e, consequentemente, melhorar a acessibilidade e a comercialização de produtos agropecuários dessas regiões da Ribeira Grande de Santiago, bem como melhorar as condições do tráfego para passageiros e condutores.

A estrada que liga Cidade da Velha, Salineiro, Santana, numa extensão de 12 quilómetros, é financiada pelo Banco Mundial em cerca de 211 mil contos e 184 mil contos pelo Governo de Cabo Verde.

AM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos