Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo almeja fazer do desporto um dos pilares basilares da sociedade cabo-verdiana

Cidade da Praia, 14 Set. (Inforpress) – O Governo almeja fazer do desporto um dos pilares basilares da sociedade, para que os jovens cresçam com força e competitividade que o desporto transmite, visando estimular o comportamento onde o bem-estar e a saúde estejam bem representados.

Esta posição foi defendida hoje pelo secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes, em representação do ministro do Desporto, durante a cerimónia de abertura do I Congresso Olímpico da Lusofonia e Assembleia-geral da ACOLOP que decorre hoje e quarta-feira nesta cidade, envolvendo representantes dos comités olímpicos membros da referida associação e especialistas.

Considerando “um orgulho” o facto de Cabo Verde acolher um acontecimento desta natureza, o governante referiu que o executivo está “feliz” pela confiança demonstrada pelas organizações internacionais em realizar eventos “importantes” nestas ilhas, e disse esperar que no encontro sejam encontradas criatividades e soluções para o desenvolvimento do desporto lusófono.

“Espero que consigam encontrar as perguntas certas para aquilo que são os nossos desafios comuns”, perspectivou Pedro Lopes.

Já a presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano transmitiu o agradecimento ao presidente da Associação dos Comité Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) pela confiança na organização dos dois acontecimentos, considerando mesmo tratar-se de uma honra a realização “deste evento na terra da morabeza”.

“Espero que este congresso seja uma partilha de ideias, de conhecimentos e de estratégias para que, realmente os países da ACOLOP possam estar numa mesma direcção, ter os mesmos valores e poderem, então, levar avante a nossa organização de língua oficial portuguesa”, realçou Filomena Fortes.

Sob o tema “Para uma abordagem conjunta no desenvolvimento através do desporto”, o Congresso Olímpico da Lusofonia tem, ainda, como principal objectivo desencadear um movimento regional que conduza ao envolvimento de um número crescente de pessoas nos princípios e valores do olimpismo ao serviço do desenvolvimento do desporto e do País.

Os Congressos Olímpicos são realizados para discutir as principais questões desportivas e afiguram-se como uma tradição que vem das origens do Movimento Olímpico (MO) Moderno, quando Pierre de Coubertin, 23 de Junho de 1894, durante o primeiro Congresso Olímpico realizado na Sorbonne em Paris, desencadeou a fundação do Comité Olímpico Internacional.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos