Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governo aguarda pela definição das federações para a retoma efectiva das actividades desportivas – ministro

Cidade da Praia, 14 Set (Inforpress) – O Governo considerou hoje que o País “já está preparado para a abertura de actividades desportivas internas”, pelo que aguarda pela definição de cada federação desportiva quanto ao momento para a retoma efectiva da sua modalidade.

À Inforpress,  o ministro Adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, disse aguardar que cada uma das federações envie as necessidades levantadas no terreno, com vista a perceber a nível material e das condições logísticas e o quadro financeiro para poder garantir a retoma efectiva em todas as modalidades.

Carlos Monteiro recordou que a retoma foi analisada em conjunto com todas as organizações desportivas, de entre conselheiros e diversas federações no Conselho Nacional do Desporto, e que ficou firmado o compromisso para a criação de condições concretas, mediante a definição de cada uma das federações.

“É um trabalho conjunto. O Governo através do Instituto do Desporto e da Juventude tem estado a fazer o seu trabalho, preparação para garantir esta retoma e, as federações estão neste momento também a perceber qual é o melhor “time” para, umas continuar e dar por finda a época desportiva 2020/21 e outras perceber o time para o início da época 2021/22”, explicou.

Num caso como noutro, avançou, o Governo estará ao lado para garantir estas condições.

As federações desportivas nacionais decidiram, por unanimidade, pelo cancelamento de todas as competições desportivas referente a temporada 2019/20, em Maio de 2020, como medida de segurança sanitária dos agentes desportivos, particularmente dos atletas, numa altura em que estava decretado o estado da emergência em Cabo Verde.

Apesar de várias tentativas para a retoma das provas oficiais internas, sobretudo a nível futebolístico, o certo é que com o aumento de casos testados positivos à covid-19 nos clubes as provas oficiais voltaram a ser suspensas em todas as ilhas, com a maioria dos campeonatos regionais 2020/21 suspensos na fase decisiva.   

SR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos