Governo afina coordenadas para assinar nova adenda ao protocolo com parceiros para retoma do projecto Maio Digital

Porto Inglês, 18 Mai (Inforpress) – O director-geral das Telecomunicações e Economia Digital, João da Luz Ramos, garantiu que o Governo está a afinar as coordenadas para assinatura de uma nova adenda ao protocolo com os parceiros para retoma do projecto Maio Digital.

Esta informação foi avançada à Inforpress por João da Luz Ramos, lembrando que a pandemia condicionou os trabalhos iniciados em 2019, e que já estavam “bem avançados”, durante os quais já tinham conseguido fazer a cobertura de 40 % do território maiense.

“Houve um segundo aspecto que atrasou a retoma do projecto, que tem a ver com a mudança estruturante nos concelhos de administração dos players que fazem parte do projecto, desde já na ARME, DGTEG, bem como na empresa fornecedora dos equipamentos que compõe a rede da banda larga sediada em Portugal”, fez saber.

Adiantou ainda que os técnicos portugueses que inicialmente faziam os trabalhos vão ser também substituídos, visto que houve mudança na referida empresa, pelo que este trabalho técnico vai passar a ser prestado por uma nova empresa proveniente da Alemanha.

João da Luz Ramos afiançou igualmente que este é um trabalho que vem sendo realizado através de parcerias entre as diversas instituições implicadas neste projecto, que, conforme sublinhou, a maioria delas passou pela remodelação nos seus concelhos de administração, pelo que neste momento o Governo está a afinar as coordenadas para assinar uma nova adenda ao contrato com os novos representantes das instituições parceiras.

Segundo informou aquele responsável, alguns aspectos relacionados com a melhoria na velocidade e a ampliação da área de cobertura da rede da banda larga nas praças digitais vão ser corrigidos nesta fase de retoma, em que pretendem fechar todo o anel, contemplando todos os povoados da ilha.

Sem avançar uma data, a mesma fonte assegurou que todo este processo vai ser concluído ainda este ano, levando internet “de boa qualidade” a todos os povoados da ilha, além disso apontou ainda que, enquadrado neste projecto, está também a ser delineada a realização de algumas acções de formação em literacia digital a pessoas de baixa renda e às que não possuem nenhum conhecimento no ramo digital.

O DG das Telecomunicações e Economia Digital perspectiva que este projecto vai contribuir para o aumento de conhecimento por parte dos adolescentes e jovens da ilha, que passarão a ter mais acesso às informações e ao mundo de conhecimento.

“Nós esperamos que o projecto Maio Digital venha a ser um caminho, onde os jovens da ilha do Maio possam descobrir as suas capacidades e desenvolver soluções, principalmente de base tecnológica”, sustentou, apelando aos maienses que confiem neste projecto.

WN/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos