Governantes cabo-verdianos convidados a participarem na gala de comemoração dos 25 anos da RTP África

Cidade da Praia, 08 Dez (Inforpress) – O director da RTP África, José Arantes, convidou hoje os membros do Governo de Cabo Verde a participarem na gala de comemoração dos 25 anos desta estação, que acontece no dia 07 de Janeiro, em Cabo Verde.

O director da RTP África e da Cooperação da Estação Pública de Rádio e Televisão de Portugal, José Arantes, foi recebido, esta manhã, pelo secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Lourenço Lopes, no seu gabinete, no Palácio do Governo, onde convidou o primeiro-ministro através do secretário de Estado e também os demais membros do Governo a fazerem parte de dois eventos que vão ser realizados no início do ano.

“Vim aqui pessoalmente convidar o primeiro-ministro através do secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Lourenço Lopes, e também o próprio secretário, e os demais membros do Governo a participarem numa conferência sobre a “Televisão Pública”, no dia 06 de Janeiro e na gala de comemoração dos 25 anos da RTP África, em Cabo Verde”, explicou.

Durante o encontro, o responsável da RTP assegurou que abordaram algumas questões da organização desses eventos e da “excelente relação “que a RTP tem com a televisão pública de Cabo Verde, neste caso a TCV.

José Arantes avançou ainda que aproveitou o momento do encontro para agradecer o secretário de Estado pelo apoio e o incentivo que o Governo de Cabo Verde sempre tem dado à RTP, a todas as suas iniciativas e ainda por esse evento.

Além disso, este responsável falou também à imprensa da cooperação que Portugal tem com Cabo Verde, sobretudo com a RTC, sublinhando que esta cooperação já tem uma “longa duração” e pretende-se que em 2023 vai ser reforçada ainda mais, com novas cooperações.

“Tive um encontro recentemente com o presidente do conselho de administração da RTC/TCV e durante o encontro abordamos sobre o reforço das novas cooperações, com uma “especial” preocupação, no âmbito de formação em vários domínios sobretudo na parte técnica, na cenografia virtual, em jornalismo, e noutras valências”, elucidou o responsável da RTP.

Questionado sobre os ganhos e desafios nestes 25 anos da RTP, José Arantes sublinhou que as televisões públicas tanto em Portugal, Cabo Verde e noutros países, têm um desafio “muito grande” porque a televisão pública dantes não é como a de agora.

“O nosso desafio é perceber como as estações públicas de televisão e rádio podem ser úteis às comunidades onde estão inseridas, e também hoje em dia temos os desafios do digital, e responder a esses desafios”, notou.

Por seu turno, o secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Lourenço Lopes, disse ser um motivo de “grande satisfação, de júbilo”, receber este convite e também de Cabo Verde ser escolhido para a comemoração do aniversário da RTP, pela primeira vez e, segundo o mesmo, isto mostra que é um “sinal de muita confiança no país enquanto referencial” de democracia e direitos pelos direitos humanos e de promoção da língua portuguesa e identidade da cultura do mesmo.

“Quero manifestar a nossa satisfação, onde vamos ter oportunidade de debatermos nesses dois eventos, sobre a comunicação social, os desafios que se colocam ao sector audiovisual, em especial a televisão pública.

Lourenço Lopes garantiu tudo fazer para reforçar ainda mais a cooperação, quer em matéria de conteúdos, formação com a RTP e aproveitou também para agradecer o apoio desta estação da televisão e rádio dado à Televisão de Cabo Verde, relativamente à modernização tecnológica.

DG/ZS

Inforpress/fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos