Cidade da Praia, 11 Nov (Inforpress) – A secretária de Estado para a Modernização Administrativa, Edna Oliveira, defendeu hoje, na Cidade Praia, que para se ter uma administração pública eficiente é preciso reforçar as competências de gestão.
Segundo a governante, que falava na abertura do workshop final do projecto da implementação da Estrutura Comum de Avaliação (CAF) na Administração Pública em Cabo Verde, é preciso igualmente dotar os dirigentes de instrumentos de “gestão por objectivos e introduzir princípios de qualidade”.
“Pretende-se melhorar a eficiência e a eficácia da administração pública e consequentemente criar as condições para o funcionamento das instituições públicas e das entidades privadas”, indicou.
Com isso, segundo a governante, almeja-se o redimensionamento dos serviços com o intuito de simplificar e melhor servir os utentes da administração pública e de todos os serviços.
Para isso, Edna Oliveira adiantou que a Estrutura Comum de Avaliação (CAF) foi identificada, enquanto instrumento de auto-avaliação do desempenho organizacional, especificamente desenvolvido para ajudar as organizações do sector público como o modelo que vai ao encontro da visão expressa no plano de desenvolvimento sustentável do País.
“Com a implementação da CFA pretende-se introduzir na administração pública os princípios da qualidade total e orientá-la progressivamente através da auto-avaliação da actual sequência de actividades para uma nova sequencia”, explicou Edna Oliveira.
Iniciada em 2018, a CAF foi implementada no âmbito do projecto “Promover a melhoria organizacional em instituições económicas para facilitar a reforma do ambiente de negócios”, executada pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério das Finanças, com apoio técnico da ONUDI e com o financiamento da União Europeia.
A CAF é um modelo de auto-avaliação da Qualidade, desenvolvida pela União Europeia, como fruto da evolução do Modelo da Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade (EFQM, na sigla em inglês), que mede o desempenho na Administração Pública, através do qual uma organização procede a um diagnóstico das suas actividades e resultados com base em evidências.
OM/AA
Inforpress/Fim