Governante anuncia pacote de leis para financiamento do ensino superior em 2023

Cidade da Praia, 23 Nov (Inforpress) – A secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, anunciou hoje um conjunto de pacotes legislativos para o ensino superior em 2023 voltados para o financiamento da formação superior e ciências.

A governante, que considerou “importante” esta decisão do Governo para o desenvolvimento nacional, defendeu que o facto do ensino superior ser visto, cada vez mais, como uma ferramenta de desenvolvimento é necessário se construir um “ensino superior de qualidade”.

Na sua declaração à imprensa, à margem da cerimónia de abertura da 12ª Conferência do Fórum de Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa que decorre nos dias 23, 24 e 25 na Universidade de Cabo Verde, Eurídice Monteiro afirmou ainda que está a trabalhar com o Ministério das Finanças neste sentido.

“Estamos a trabalhar com o Ministério das Finanças na criação do pacote e na elaboração da política de formação superior no país para 2023”, garantiu.

Referiu ainda que a causa de formação superior deve ser de todos, pelo que todos devem investir para que o país tenha cada vez mais jovens e outros com formação de qualidade.

O pacote, segundo avançou, contempla um conjunto de reforço que o Governo está a assumir com a nova lei de financiamento à formação superior do estudante universitário, ao investimento na ciência e nas instituições.

“Já não se pode ter formação superior em Cabo Verde sem investimento na ciência, a formação superior tem de estar assente no pilar da ciência”, realçou, lembrando que fazer isso é apostar na qualidade do ensino superior no País.

PC/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos