Governança de água e os desafios de sustentabilidade debatidos na II reunião dos ministros da CPLP

Cidade da Praia, 26 Nov (Inforpress) – Os ministros e as autoridades responsáveis pelo sector da água nos estados membros da CPLP reúnem-se sexta-feira 27, em videoconferência, para debaterem a governança da água e os desafios da sustentabilidade no espaço lusófono.

Em comunicado, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) adianta que o evento contará com intervenções dos ministros e responsáveis com esta tutela sobre os principais desafios para a concretização do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 6.

Durante o encontro serão debatidas ainda as necessidades mais urgentes à escala global e as respostas de nível regional e nacional, em paralelo com as potencialidades e oportunidades para a CPLP na Agenda Internacional da Água.

A sessão de abertura, de acordo com a nota, conta com as intervenções do ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e do secretário executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles.

A II Reunião de Ministros e Autoridades Responsáveis pela Água da CPLP é uma iniciativa da presidência em exercício da CPLP, nomeadamente, do Ministério da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva.

No convite dirigido aos ministros e autoridades responsáveis pela água nos Estados-membros da CPLP, o ministro cabo-verdiano referiu que espera abordar temas de “extrema importância nos dias de hoje”, como as alterações climáticas, junto com a actual conjuntura de pandemia da covid-19, “cujos impactos se prevêem se tornem mais evidentes”, lê-se na nota

As delegações dos estados-membros são chefiadas pelos ministros de Energia e Águas, João Baptista Borges, de Angola, ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do Brasil, ministro dos Recursos Naturais e Energia, Jorge Malu, da Guiné-Bissau, pela ministra das Pescas e Recursos Hídricos, Adoración Salas Chonco, da Guiné Equatorial, e pelo ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine, de Moçambique.

Fazem parte ainda das delegações, o ministro do Ambiente e Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes (Portugal), ministro das Obras Públicas, Infraestruturas, Recursos Naturais e Ambiente, Osvaldo D’Abreu (São Tomé e Príncipe) e o ministro das Obras Públicas, Salvador Soares dos Reis Pires (Timor-Leste).

A mesma fonte avança ainda que para a II Reunião de Ministros e Autoridades Responsáveis pela Água foram convidados os Observadores Associados da CPLP e ainda várias outras entidades.

Cabo Verde assumiu em Julho de 2018 a presidência em exercício da CPLP, na conferência de chefes de Estado e de Governo, realizada em Santa Maria, na ilha do Sal, sob o lema “As Pessoas, A Cultura, Os Oceanos”.

CM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos