Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Governança de água e os desafios de sustentabilidade debatidos na II reunião dos ministros da CPLP

Cidade da Praia, 26 Nov (Inforpress) – Os ministros e as autoridades responsáveis pelo sector da água nos estados membros da CPLP reúnem-se sexta-feira 27, em videoconferência, para debaterem a governança da água e os desafios da sustentabilidade no espaço lusófono.

Em comunicado, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) adianta que o evento contará com intervenções dos ministros e responsáveis com esta tutela sobre os principais desafios para a concretização do Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 6.

Durante o encontro serão debatidas ainda as necessidades mais urgentes à escala global e as respostas de nível regional e nacional, em paralelo com as potencialidades e oportunidades para a CPLP na Agenda Internacional da Água.

A sessão de abertura, de acordo com a nota, conta com as intervenções do ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e do secretário executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles.

A II Reunião de Ministros e Autoridades Responsáveis pela Água da CPLP é uma iniciativa da presidência em exercício da CPLP, nomeadamente, do Ministério da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva.

No convite dirigido aos ministros e autoridades responsáveis pela água nos Estados-membros da CPLP, o ministro cabo-verdiano referiu que espera abordar temas de “extrema importância nos dias de hoje”, como as alterações climáticas, junto com a actual conjuntura de pandemia da covid-19, “cujos impactos se prevêem se tornem mais evidentes”, lê-se na nota

As delegações dos estados-membros são chefiadas pelos ministros de Energia e Águas, João Baptista Borges, de Angola, ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do Brasil, ministro dos Recursos Naturais e Energia, Jorge Malu, da Guiné-Bissau, pela ministra das Pescas e Recursos Hídricos, Adoración Salas Chonco, da Guiné Equatorial, e pelo ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Machatine, de Moçambique.

Fazem parte ainda das delegações, o ministro do Ambiente e Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes (Portugal), ministro das Obras Públicas, Infraestruturas, Recursos Naturais e Ambiente, Osvaldo D’Abreu (São Tomé e Príncipe) e o ministro das Obras Públicas, Salvador Soares dos Reis Pires (Timor-Leste).

A mesma fonte avança ainda que para a II Reunião de Ministros e Autoridades Responsáveis pela Água foram convidados os Observadores Associados da CPLP e ainda várias outras entidades.

Cabo Verde assumiu em Julho de 2018 a presidência em exercício da CPLP, na conferência de chefes de Estado e de Governo, realizada em Santa Maria, na ilha do Sal, sob o lema “As Pessoas, A Cultura, Os Oceanos”.

CM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos