Governador do distrito 9101 do Rotary de África em Cabo Verde para se inteirar do trabalho desenvolvido no país

Cidade da Praia, 24 Out (Inforpress) – O governador do distrito 9101 da Rotary de África, Christopher Forster iniciou hoje uma visita de dois dias a Cabo Verde para se inteirar dos projectos e trabalhos desenvolvidos no país. 

Em declarações à Inforpress, a assistente do governador do Distrito 9101 do Rotary, Dinastela Curado, adiantou que o objectivo desta visita é contactar os rotarianos no país e conhecer o trabalho que esta a ser desenvolvido no arquipélago. 

Segundo disse, Christopher Forster irá visitar algumas obras dos rotários, nomeadamente o centro comunitário do Fontom, a unidade sanitária de São Tomé, o consultório médico de São Martinho Grande e o próprio centro rotário de formação da Praia. 

Consta ainda do programa, encontros com a direcção de cada um dos clubes rotários, com o intuito de conhecer melhor os projectos em acção e dar algumas orientações estratégicas para as actividades no país. 

Dinastela Curado avançou que o governador será recebido ainda em audiência pelo representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo presidente da Câmara Municipal da Praia e pelo ministro da Saúde. 

“Essas visitas são importantes porque um dos grandes objectivos da Rotary é efectivamente apoiar as comunidades em termos de saúde”, apontou. 

Segundo disse, o ponto alto da visita acontece esta segunda-feira, 25, onde o governador irá presidir a assembleia dos clubes rotários e que contará com a participação presencial dos dois clubes da Cidade da Praia e virtual dos rotários de São Vicente. 

A assistente explicou ainda que devido a problemas de falta de transportes, o governador não ira deslocar-se a ilha de São Vicente. 

O movimento rotário em Cabo Verde teve o seu inicio em 1992 com a criação do Rotary Clube da Praia, seguindo-se o Rotary Clube do Mindelo e o Rotary Clube Maria Pia fundado em 2002 e os três clubes congregam actualmente 70 rotarianos. 

Ao longo de vários anos os clubes rotários em Cabo Verde desenvolveram várias acções sociais em prol das respectivas comunidades, apoiando os sectores da saúde, da educação, mas também o desenvolvimento das comunidades e o combate à pobreza. 

O Rotary é uma organização internacional de profissionais e pessoas de negócios que prestam serviços humanitários, fomentam elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.  

Fundada em 1905, é entidade humanitária apolítica e sem vínculos religiosos, congrega 1,2 milhões de associados, pertencentes a 31.000 clubes, distribuídos em 166 nações. 

AV/HF

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos