Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Geremias Furtado é o novo presidente da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde

Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) – O jornalista Geremias Furtado foi eleito hoje presidente da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), durante a Assembleia Geral, tendo traçado como um dos grandes desafios a estabilidade financeira da organização.

Em declarações à Inforpress à margem da Assembleia Geral (AG) da AJOC, que aconteceu na sede da associação, na Cidade da Praia, fez saber que neste momento, “graças ao trabalho” feito pela anterior direcção há uma estabilidade financeira que permite uma maior organização interna.

“Neste momento temos uma certa estabilidade financeira, e a direcção que assumo agora não vai ter os problemas anteriores relativamente a esta parte”, avançou.

Por isso, apontou, os principais desafios, para além da defesa dos direitos laborais do jornalistas e equiparados, serão dinamizar ainda mais a associação, trazer mais associados e continuar a manter a situação financeira da AJOC estável.

Relativamente à participação dos associados na AG, Geremias Furtado mostrou-se satisfeito, mas realçou ser necessário que mais pessoas estejam a dar o seu contributo na organização.

“Tendo em conta o número de associados, a participação foi boa, num universo de cerca de 90 inscritos apareceram 57, contando com as representações das outras ilhas e as respectivas procurações.

Por outro lado, salientou que a AG é uma oportunidade de se ter jornalistas reunidos de todas as ilhas, sublinhando a importância desta união no sentido de ampliar o debate que tem a ver com a vida jornalística em Cabo Verde.

Por fim, o novo presidente da AJOC atestou que uma “grande ambição” é ter um secretário executivo, apesar dos custos que isso pode acarretar, mas, ressaltou, será de “extrema importância” a organização ter uma pessoa a desempenhar o cargo.

Geremias Furtado, jornalista da Agência Cabo-verdiana de Notícias (Inforpress), substitui assim, Carlos Santos, que vinha desempenhando as funções desde 2019.

Constituição da nova direcção da AJOC:

Presidente: Geremias Furtado

Vice-presidente: Gisela Coelho

Vice-presidente: José P. dos Santos

Tesoureiro: Aidé Veiga

Secretário: Joana Lopes

Vogal: Victor Sousa

Vogal: Brígida Morais

HR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos