Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Gala Turimagazine Awards homenageia padre Ottavio Fasano com Prémio de Mérito e Excelência

Cidade da Praia, 23 Out (Inforpress) – O veterano padre Ottavio Fasano, ítalo-cabo-verdiano, viu hoje reconhecida a sua dedicação ao turismo nas ilhas ao ser atribuído o Prémio de Mérito e Excelência durante a primeira Gala Turimagazine Awards, promovida pela Infopluss, na Assembleia Nacional.

O evento, que encerrou a Semana do Turismo de Cabo Verde, premiou o mérito e a excelência deste missionário, que há mais de 60 anos escolheu Cabo Verde, particularmente a ilha do Fogo, pelo seu engajamento e apoio ao turismo nestas ilhas.

O frei Gilson Frade, que representou o padre Octávio Fasano na cerimónia, considerou “um prémio interessante porque, simplesmente reconhece o seu trabalho, efectivamente de mérito e excelência”, e recordou que este missionário foi o primeiro a formar cabo-verdianos na área de hotelaria e turismo em Mandovi, Itália, em 1998.

Gilson Frade, que é presidente da Fundação padre Ottavio Fasano, referiu a Inforpress que o laureado percebeu, antes da sociedade cabo-verdiana compreender que o turismo seria o motor do desenvolvimento de Cabo Verde e quis desenvolver um turismo voltado mais para o contacto com a população e menos para mar e praia.

Investiu no Fogo com uma unidade hoteleira, explicitou, considerada a vanguarda da excelência e do bem receber, sempre em contacto com a população, face a sua capacidade de associar o ser religioso autêntico ao seu grande sentido social, tendo ainda construído obras como o Hospital Regional do Fogo, e tem em edificação o Centro de Cuidados Paliativos e a Casa da Família, em Santa  Cruz.

A primeira Gala Turimagazine Awards galardoou, ainda, a Associação de Turismo de Santiago (ATS), através do seu presidente Eugénio Inocêncio, o embaixador da Ordem Soberana de Malta, José Manuel Pinto Teixeira,  Rui Maia, do Little Africa Maio, e a CV Telecom com Prémios Personalidades Turísticas de 2020.

Já as batucadeiras Francisca Mendes Almeida, musicalmente conhecida por Dona Vovó, do agrupamento “Nós Esperança”, e Maria da Paz Semedo “Mima”, do grupo “Rabenta de Baxo”, de Assomada, foram homenageadas pela dedicação à cultura tradicional com o Prémio Cultural.

A organização laureou ainda as Nações Unidas, o Banco Mundial, a Cooperação Luxemburguesa e a União Europeia, enquanto instituições internacionais, “parceiras de Cabo Verde nas diversas áreas do desenvolvimento do País, com destaque, em particular no sector do turismo durante vários anos”, com o Prémio Diplomacia Turística.

Realizada na véspera do Dia das Nações Unidas, efeméride comemorada em 24 de Outubro, desde 1948, como aniversário da entrada em vigor, em 1945, da Carta das Nações Unidas, a primeira edição da Gala Turimagazine Awards visa “homenagear a ONU Cabo Verde, como forma de reconhecimento do papel fundamental e imprescindível que tem desempenhado no desenvolvimento e no futuro sustentável do país”.

A gala foi ainda oportunidade para uma mesa redonda sobre  “Os desafios das mudanças climáticas e uma produção alimentar sustentável, visando o cumprimento dos ODS1”.

SR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos