Futuro do ensino superior em Cabo Verde passa pelas tecnologias informacionais e ensino à distância – PR

Cidade da Praia, 25 Abr (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, defendeu hoje, na Cidade da Praia, que o futuro do ensino superior em Cabo Verde passa pelas tecnologias informacionais e o ensino à distância.

Em declaração à imprensa à margem de uma visita ao Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (ISCJS), José Maria Neves, disse que, pelo facto de o País ser um arquipélago, o ensino à distância poderá ser “fundamental” para cobrir todas as ilhas e a diáspora, “no sentido de evitar as exclusões”.

O Chefe do Estado, que esta manhã esteve na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV)   explicou que essa visita às instituições do ensino superior tem como objectivo se inteirar dos principais desafios do sector, bem como dialogar com os dirigentes e a comunidade educativa.

De entre os desafios, apontou a questão da sustentabilidade financeira das instituições do ensino superior, o ensino à distância e a questão da qualidade e adequação do quadro legal ao contexto e às necessidades do País.

“A pandemia trouxe uma grande devastação neste sector (…)  mas demonstrou também que há potencialidades existentes nestes domínios”, apontou.

Em relação ao ISCJS, José Maria Neves considerou que tem sido uma instituição de “referência” na área do direito, das relações internacionais e diplomacia, criminologia e em cursos nas áreas de assistência social.

Por isso, considerou que esta instituição tem sido um espaço “importante” de   formação, de investigação e de desenvolvimento do ensino superior em Cabo Verde.

“Tem sido uma instituição muito forte, que tem contribuído, particularmente nas suas áreas de referência, para o reforço do quadro técnico da nossa administração pública,  para a reflexão e investigação sobre um conjunto de questões”, notou.

Nesta terça-feira, 26, o Presidente da República desloca-se ao campus da Universidade de Santiago em Assomada, no concelho de Santa Catarina.

Segundo uma nota de imprensa da Presidência da República enviada à Inforpress, estes contactos inserem-se no quadro da auscultação que o José Maria Neves e tem estado a promover junto às várias instituições e demais representações da sociedade nas mais diversas áreas, numa Magistratura de Influência baseada no diálogo, concertação.

Até o próximo mês de Maio, informa a mesma fonte, o Chefe de Estado deverá concluir as visitas às restantes universidades e instituições de ensino superior sediadas na ilha de Santiago na linha dos contactos já efectuados com as universidades e instituições de ensino superior sediadas e ou representadas em São Vicente.

De referir que o Presidente da República elegeu como uma das suas grandes causas a promoção da melhoria do ensino e educação no País e o reforço dos investimentos na investigação científica, sobretudo em áreas estratégicas para o desenvolvimento de Cabo Verde, como sendo a economia azul, a economia verde e a busca de respostas às alterações climáticas, assim como a transição digital.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos