Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Futsal: Pany Varela apela à criação de condições para prática da modalidade no País

Cidade da Praia, 17 Mai (Inforpress) – O atleta luso-cabo-verdiano, que representa a equipa de futsal do Sporting de Portugal, Pany Varela, apelou às autoridades desportivas nacionais a criarem condições para a prática da modalidade de forma federada no país.

Em entrevista à Inforpress a partir de Portugal, Pany Varela, vencedor da Liga dos Campeões pela equipa leonina de Lisboa, considerou que a prática do futsal de forma organizada seria um “óptimo passo” para a massificação da modalidade.

Pany Varela, que chegou a Portugal em 1999, disse que apesar de a única ligação que mantém com Cabo Verde ser através dos familiares, não descarta a possibilidade de, no futuro, desenvolver algum projecto desportivo no País.

“Continuo a manter contacto com o meu País de origem através de muitos familiares que ainda lá residem, infelizmente só regressei uma vez mas espero que em breve possa ter a possibilidade de voltar”, disse  Pany Varela, que é natural do concelho do Tarrafal de Santiago.

Sobre o facto de representar a selecção de Portugal, sendo ele um cabo-verdiano de nascença, esclareceu que “uma coisa não interfere na outra”, fundamentando que sente orgulhoso das suas origens.

“Representar a selecção portuguesa para mim é um motivo de orgulho imenso, uma coisa não interfere na outra. Sei perfeitamente de onde vim e quais são as minhas origens e tenho imenso orgulho disso”, sublinhou.

Em relação aos dois títulos da Liga dos Campeões que conta no seu palmarés, Pany Varela disse que se trata de “orgulho gigantesco” fazer parte dos grupos que venceram esta competição, principalmente por ser uma instituição com a dimensão do Sporting”.

 “Creio que só no dia que parar de jogar é que vou ter a real noção do feito que alcançamos”, notou o jogador luso-cabo-verdiano, que conquistou a Liga dos Campeões nas épocas 2018/19 e 2020/21.

“Aos jovens, independente dos sonhos que têm, o que posso dizer é: acreditem, lutem e jamais, em tempo algum, deixem que alguém vos diga que é impossível. Tudo é possível, desde que acreditemos e trabalhemos muito para o alcançar”, concluiu, o futebolista quando instado pela Inforpress a deixar uma mensagem aos desportistas  cabo-verdianos.

Anilton César Varela Silva, mais conhecido por Pany Varela, nascido em Cabo Verde a 25 de Fevereiro de 1989, em Ponta Furna, Tarrafal de Santiago, sagrou-se campeão europeu de futsal pela segunda vez na história, depois de vencer o Barcelona na final, por 4-3, no passado dia 03 de Maio, refere uma nota da autarquia tarrafalense.

Pany Varela é um profissional de futsal que joga actualmente pelo Sporting Clube de Portugal e conta com 51 jogos pela selecção de Portugal, com oito golos.

Além do Sporting, Pany Varela tem passagem pelo Fundão, Olivais, Belenenses, Benfica e Forte da Casa.

OM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos