Futebolista luso-cabo-verdiano Nani diz que está a pensar em construir “algo grande” em Cabo Verde

Cidade da Praia, 02 Nov (Inforpress) – O futebolista luso-cabo-verdiano Nani disse hoje, na Cidade Praia, que está a pensar em “construir algo grande” em Cabo Verde, indicando a possibilidade de criar, no futuro, uma escola de futebol no país.

A revelação foi feita em conferência de impressa de apresentação do “Projecto 360”, que vai realizador dois jogos de solidariedade, sendo primeiro este sábado, no Estádio da Várzea, com o Sporting da Praia, e o segundo, no dia 07 de Novembro, no Estádio Adérito Sena, São Vicente, com o Mindelense.

“A ideia é no futuro construir algo grande, talvez uma escola de futebol, e daí tentar formar jogadores que possam representar o país com dignidade e sucesso”, precisou o jogador formado na escola de Sporting de Portugal e que, actualmente, milita no Orlando City do Major League Soccer (MLS), nos Estados Unidos.

Questionado a fazer uma apreciação sobre o futebol cabo-verdiano Nani disse que “evolui muito “e que conta com bons jogadores, “muito habilidosos do meio campo para frente”.

“O que é preciso é tentar trabalhar para haver uma evolução nos sectores menos bons, porque o futuro passa por Cabo Verde também, basta trabalhar muito dentro do campo e criar as condições para que os jogadores possam desenvolver os seus talentos”, aconselhou.

Acrescentou que este projecto está em Cabo Verde para poder proporcionar e criar esperanças para que o país tenha condições para competir nas competições mundiais.

Em relação ao “Projecto 360” explicou que se trata do prolongamento do projecto existente em Massamá, bairro onde cresceu em Portugal, que chega a Cabo Verde como um desejo de fazer lago para a terra dos pais e que pode alargar às outras ilhas.

Por seu turno, o director-geral dos Desportos, Anildo Santos, disse que o Governo vê com “muito bons olhos” o projecto de Nani e que desde da primeira hora o ministro do Desporto deu o aval às estruturas do ministério para apoiar institucionalmente.

Já o presidente do Sporting da Praia, Carlos Daniel Caetano, um dos parceiros desta iniciativa, observou que se trata do momento alto da escola de futebol de Sporting da Praia, que esta tarde vai receber a visita de uma “referência do futebol cabo-verdiano, português e mundial”.

Depois de fazer toda a sua formação nos clubes portugueses Real Massamá e Sporting, o extremo, à semelhança de Cristiano Ronaldo, foi contratado pelo Manchester United, Inglaterra, em 2007/08.

No seu currículo conta com uma Liga dos Campeões, no Manchester United, um título mundial de clubes, e quatro ligas inglesas, ao serviço dos ‘red devils’, o clube que representou mais tempo, durante sete épocas.

No Sporting, o jogador conquistou duas vezes a Taça de Portugal, em 2007 e 2015.

Nani, que actualmente joga no Orlando City do Major League Soccer (MLS), nos Estados Unidos, tem passagem pelo Valência, Espanha, (2016/2017), Fenerbançe, Turquia, (2015/16) e Lázio, Itália, (2017/18).

A nível de selecção representou Portugal em três Campeonatos de Europa (2008, 2012 e 2016) e um Campeonato do Mundo (2014).

OM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos