Futebol: Veteranos Maienses na Praia participam nas festas de Santa Cruz na ilha natal

Cidade da Praia, 26 Abr (Inforpress) – A equipa da Associação dos Veteranos Maienses na Praia (AVMP) desloca-se este final de semana à ilha do Maio para participar num torneio quadrangular de futebol de veteranos enquadrado nas festividades de Santa Cruz.

A prova, de acordo com a organização, conta com a participação das três outras equipas de veteranos do Maio, em representação das zonas norte e sul da ilha e dos Veteranos de Santa Cruz.

Segundo a calendarização, a AVMP enfrenta os anfitriões de Santa Cruz no sábado, 30, ao passo que na outra partida defrontam-se os veteranos de Norte e Sul da ilha.

Da agenda desta deslocação consta, ainda, um leque de actividades desportivas e culturais e uma volta à ilha, com objectivo de celebrar a Festa de Santa Cruz, ao som dos tambores e ritmos que as caracterizam.

A caravana da Associação dos Veteranos Maienses da Praia deixa a capital cabo-verdiana numa viagem marítima esta sexta-feira, 29, e regressa no domingo, 01 de Maio.

A Festa de Santa Cruz é referenciada como a mais antiga e mais prolongada da ilha, com uma duração de um mês, durante a qual a tabanca percorre todas as artérias dos bairros da cidade do Porto Inglês.

Considerada a mais antiga manifestação cultural na ilha, cujo ponto alto é a celebração da missa eucarística e peregrinação à cruz de Santa Cruz, situado na salina de Porto Inglês, Santa Cruz celebra-se anualmente a 03 de Maio, dia que assinala a libertação dos escravos. 

SR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos