Futebol/Santiago Sul: Sporting da Praia vence Académica e conquista a Supertaça “Tchibita”

Cidade da Praia, 27 Out (Inforpress) – O Sporting da Praia conquistou hoje a Supertaça “Tchibita”, em futebol, ao vencer a Académica por 1-0, em jogo na final realizado no Estádio da Várzea.

No jogo que abriu oficialmente a época 2018/2019 em Santiago Sul, o único golo da partida foi apontando no início da segunda parte pelo avançado Sunday, através da conversão de uma grande penalidade.

O médio da Académica Tabaco cortou com o braço, na grande área, um remate do ex-Boavista Toizito e o árbitro Fabrício Duarte apontou, sem hesitação, para o castigo máximo.

Jogo morno no Estádio da Várzea com os jogadores ainda com ritmo de pré-época, o Sporting da Praia controlou toda a partida, sendo a Académica durante o segundo tempo a equipa mais perigosa depois do golo sofrido.

Os leões da capital, sob o comando do treinador Gil Mendes, conseguem o seu primeiro título da época.

Académica da Praia entrou para esta partida como a formação detentora do titulo do campeonato regional, enquanto os leões da capital como vencedores da Taça da Praia.

No final da partida, os dois treinadores fizeram leitura diferente do jogo, com Lito Aguiar, da Académica, a dizer que o árbitro teve influência no resultado, enquanto Gil Mendes considerou que o Sporting foi a única equipa que procurou a vitória.

Esta partida serviu  para a  Associação Regional de Futebol de Santiago Sul (ARFSS) homenagear o antigo presidente da associação e treinador Gil Barbosa Fernandes “Tchibita”, com a atribuição do seu nome à Supertaça.

Tchibita, como é tratado no mundo futebolístico, tem uma larga passagem pelo futebol cabo-verdiano, tendo-se destacado, sobretudo como treinador do Boavista Futebol Clube da Praia, nos anos 80/90, para posteriormente assumir a liderança da ARFSS.

Na  próxima  semana,  dá-se o início ao campeonato de futebol de Santiago Sul, com a Académica na defesa do título, frente ao Benfica da Praia.

A nova temporada vai ser marcada pela estreia “absoluta” do Relâmpago e regresso (pela segunda vez) de Unidos do Norte, respectivamente, na primeira divisão e pela primeira participação de sempre de São Filipe no escalão secundário.

A Académica e o Sporting da Praia tem ainda na agenda a realização do jogo Supertaça Cabo Verde por força das vitórias no Campeonato Nacional e na Taça Cabo Verde, respectivamente, na temporada transacta.

OM/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos